Globo é condenada a indenizar juíza em caso de advogada algemada durante audiência

bit.ly/31mx1vp | A Rede Globo foi condenada a conceder direito de resposta à juíza leiga Ethel Tavares de Vasconcelos, que teria mandado prender e algemar a advogada Valéria Lúcia dos Santos durante uma audiência. O caso ocorreu em setembro do ano passado, no 3º Juizado Especial Cível de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A Justiça determinou que o programa Encontro com Fátima Bernardes, exibido pela emissora nas manhãs de segunda a sexta-feira, conceda “direito de resposta proporcional ao mesmo espaço e tempo que fora concedido à advogada Valéria Lúcia dos Santos no dia 14/09/2018”. A Globo tem quinze dias para cumprir a decisão, contados a partir da última segunda-feira (3), sob pena de multa diária de 50.000 reais.

O caso teve ampla repercussão. Em vídeos que circularam nas redes sociais, a advogada Valéria aparece discutindo com a juíza leiga, Ethel, exigindo a leitura de uma contestação do caso que estava sendo discutido. A juíza, que não é togada e atua em causas de menor porte, solicitou que Valéria deixasse a sala de audiência, mas esta afirmou que só sairia na presença de um delegado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na confusão, Ethel chamou a Polícia Militar. Ao ser abordada por um PM, Valéria retruca, e diz que “só queria fazer valer o seu direito”.

Em outro momento gravado, Valéria aparece no chão, algemada. “Eu estou trabalhando! Eu quero trabalhar! Eu tenho direito de trabalhar! É meu direito como mulher, como negra, é trabalhar! Eu quero trabalhar!”, diz ela no vídeo.

Ela chegou a ser levada para uma delegacia de Duque de Caxias após o episódio, e participou do programa da TV Globo, onde expôs sua versão – alegou ter sido vítima de racismo e que houve uso ilegal de algemas por parte da PM, além da violação de sua prerrogativa profissional. A OAB representou contra a juíza leiga.

Na decisão, a juíza Eunice Bitencourt Haddad, da 24ª Vara Cível, sustenta que a Globo não teve a “prudência necessária” ao tratar do caso. “E, mesmo ciente de que o Tribunal de Justiça estava apurando os fatos, decidiu encampar a versão daquela, e usar a situação ocorrida, com a versão de apenas um dos lados, repita-se, para fomentar a discussão sobre o tema discriminação contra mulheres e racismo”, diz trecho da decisão.

Uma comissão interna do Tribunal de Justiça já havia decidido que não houve irregularidades na conduta da juíza leiga.

Procurada, a Globo informou que “não comenta caso sub judice”. A OAB não quis se manifestar.

Por Leandro Resende
Fonte: veja.abril.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Acho que a mídia em geral, está transformando ações cotidianas em briga racialá ou de classes.As pessoas estão sendo acuadas em reclamar seus direitos por estas questões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima