Testemunha de advogado que a assistiu em processo contra o mesmo empregador é suspeita

bit.ly/2xyJLBc | A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho acolheu o recurso de revista da Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S.A. – Embrae para impedir que uma testemunha fosse ouvida em audiência de reclamação trabalhista ajuizada por ex-advogado da empresa. O colegiado entendeu estar caracterizada a suspeição, uma vez que a testemunha foi cliente do advogado em reclamação trabalhista também contra a Embrae.

Iguais atividades


O advogado foi coordenador do curso de Direito na Embrae de julho de 2005 a outubro de 2011 e buscava receber diferenças salariais com o argumento de ter direito à equiparação salarial com uma colega, também coordenadora de curso. Segundo ele, os dois exerciam atividades iguais, “com idêntica produtividade e perfeição técnica”. Justificou o pedido com base no artigo 461 da CLT, que dispõe que, sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

Testemunha


Para comprovar o exercício das atividades, o coordenador pediu que a colega coordenadora prestasse testemunho a seu favor contra a empregadora. Todavia, a empresa pediu que o testemunho fosse desconsiderado, pois o coordenador havia atuado como advogado dela em reclamação trabalhista também contra a Embrae. Para a empresa, o depoimento estava “recheado de inconsistências” e com “tentativas clarividentes de ajudar o autor da ação”, em razão da relação cliente e advogado, cujos honorários advocatícios, segundo a Embrae, ainda estavam pendentes de pagamento.

Levianas


O coordenador qualificou como absurdas e levianas as argumentações da empresa e chamou de aventura processual a tentativa de induzir o caráter de suspeição à testemunha por ele levada. Ele garantiu que a professora não era sua amiga, apenas colega, e não tinha qualquer interesse econômico em ajudá-lo. Para o coordenador, a intenção da Embrae foi desconstituir, desmoralizar e invalidar o depoimento da testemunha, pois sabia que os dois exerciam iguais atividades.

TRT


O juízo da 3ª Vara do Trabalho de Vitória (ES) e o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região entenderam que não ficou configurada a suspeição da testemunha. Conforme interpretação do TRT, não ficou comprovado o interesse da testemunha no litígio, “até porque foi o coordenador que atuou como advogado da testemunha, e não o contrário”. Segundo a decisão, se o coordenador era credor de honorários, não há como presumir o interesse da testemunha, pois esse interesse existiria se o advogado atuasse como testemunha da parte que representou.

Confiança, consideração e reconhecimento


Em seu voto, o relator do recurso de revista da Embrae, ministro Vieira de Mello Filho, lembrou que existe entre advogado e cliente uma relação de confiança altamente diferenciada – “Confiança, consideração e reconhecimento que se exteriorizam ainda na escolha do advogado pelo cliente e que se mantém ao longo da representação processual e mesmo após o seu término”. Nessas condições, segundo ele, poderia haver predisposição da testemunha em confirmar os fatos e as teses jurídicas que favorecessem o advogado.

Relação obrigacional


O ministro também ressaltou a relação obrigacional entre a testemunha, devedora de honorários advocatícios, e o coordenador, credor desses honorários. Questão, segundo ele, suficiente para sujeitar uma falta de neutralidade pela testemunha. Na visão do relator, se o coordenador pretendia ajuizar reclamação trabalhista contra a empresa e considerava relevante o testemunho, não deveria ter aceitado atuar para ela contra o empregador. Para o ministro, a situação exposta macula a isenção de ânimo da testemunha.

Por unanimidade, a Sétima Turma declarou a nulidade de todos os atos decisórios praticados nos autos desde a oitiva das testemunhas e determinou o retorno do processo à Vara do Trabalho para que, reaberta a instrução processual, prossiga na análise dos pedidos feitos pelo professor.

(RR/GS)

Processo: ARR-59800-34.2012.5.17.0003

Fontes: TST e boletimjuridico.publicacoesonline.com.br

11/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Conhece esse site? https://g1.globo.com/

    ResponderExcluir
  3. ¡Gracias por compartir información más auténtica sobre esta lucha!
    starjack io

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Don't know where to get help with essay paper? Don't worry, you are not alone. Here are some tips on writing a successful research paper.

    ResponderExcluir
  6. Goassignmenthelp is a team of leading professional writers for Assignment Help to students javascript assignment help online all around the world. Contact us today for the Best microeconomics assignment help online at a very affordable price. Hire native seasoned experts online tutoring service online at very affordable prices. We are the most reliable assignment helpers.

    ResponderExcluir
  7. I really liked your work. Your work was appreciateable. Now it's time to avail Hi Viz Vest for more information.

    ResponderExcluir
  8. I read this article. Its very informative and helpful for law students. I appreciate your work. Keep sharing more information with us. Now it's time to get interior demolition for more information.

    ResponderExcluir
  9. I have read many blogs, but this one is very informative and wonderful. Your way of working is very great and cool. I am really impressed. I get inspired by the writer's writing skills. Keep sharing more content with us. Now it's time to get limo service Glendale az for more information.

    ResponderExcluir
  10. This is really interesting, You’re a very skilled blogger. Thanks for sharing your thoughts and knowledge on this topic. Your writing technique is impressive and enjoyable to read. Now it's time to get Best track suits for men for more information.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima