Advogado negro é alvo de comentário racista durante live nas redes sociais

O advogado negro e especialista em crimes raciais, Gilberto Silva Pereira, 42, foi alvo de comentários racistas enquanto promovia uma live em uma rede social, na última segunda-feira (28). O motivo da transmissão era de justamente debater sobre o preconceito e o racismo estrutural.

Durante a live, uma pessoa enviou a seguinte mensagem: "Uaaaaau macacos falantes". O caso foi denunciado para a Polícia Civil.  Em entrevista ao apresentador Laudívio Carvalho, no programa Patrulha da Cidade, da Rádio Super Notícia 91,7 FM, Gilberto Silva disse que na hora preferiu se manter firme e não dar ibope para a pessoa que teceu o comentário, mas pontuou que esse tipo de atitude dói a alma.

“É uma sensação muito ruim. Mas eu preferi permanecer firme para não dar credibilidade a quem estava fazendo as ofensas. Mas é muito doído você ser chamado de macaco falante, ao vivo, enquanto você está fazendo um trabalho de caráter pedagógico, de levar para as pessoas o que é o racismo estrutural”.

Gilberto é presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Minas Gerais (OAB/MG) e prestou depoimento à Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (1º). 

“ É uma dor, uma angústia e infelizmente reforça o nosso pensamento que as pessoas  cometem esse tipo de crime com a sensação da impunidade. A gente se sente impotente e fraco diante dessas questões do racismo que tem também a ver com a nossa ancestralidade, aquelas pessoas que tomaram chibatadas nas costas. Hoje nós tomamos chibatadas através dessas palavras ofensivas com a intenção de nos diminuir”.

A reportagem solicitou e aguarda um posicionamento da Polícia Civil sobre o caso.

Por Bruno Menezes

Fonte: otempo.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima