Cliente “CAUSA GANHA”, conhece? Aprenda como lidar com ele definitivamente

Por @thaizavitoriaoficial | Sabe aquele potencial cliente que já chega pleiteando altos descontos de honorários, pressupondo que o Advogado vai atuar de forma rasa e substituível, podendo ele mesmo fazer o serviço, caso tivesse a "carteirinha vermelha", diante da tamanha simplicidade do caso?

Pois é... esse perfil de cliente tem a convicção de que possui o direito - agindo como o juiz da própria causa.

E além de desmerecer o trabalho do advogado, certamente invalidará publicamente o causídico em caso de improcedência da ação, já que na sua opinião, "a causa estava ganha".

A pergunta é: como identificar e gerenciar esse tipo de padrão abusivo que permeia relações profissionais desumanizadas na Advocacia?

Sim, porque advocacia humanizada é uma via de mão dupla que funciona assim: os advogados humanizam seu atendimento com fluxos profissionais, e recebem em troca, um tratamento respeitoso pelos clientes.

E somente 3 coisas podem fazer seu escritório crescer em curto prazo:

1. Gestão de Clientes ( atração, administração e encantamento)

2. Gestão de Rotinas ( Administração das tarefas e compromissos do escritório)

3. Gestão de Processos ( Produção Jurídica- o Direito em si)

Todos esses três elementos devem ter a mesma importância na sua rotina para que o escritório cresça…

E quando falamos de gestão de clientes pautada em uma comunicação frequente, precisamos ter uma ideia muito clara de processos internos, ou seja, o cliente deve ser educado para saber que, independente do judiciário, o advogado trabalha todos os dias para ele, e isso só se consegue criando fluxos de trabalho e mostrando ao cliente todos os passos que acontecem no processo dele, simples assim.

E não estou falando só de andamentos processuais, mas de tudo que acontece no processo dele.

Quando o escritório consegue chegar a esse ponto de profissionalismo, o cliente entende que o seu caso faz parte de um fluxo unificado de informação, dentro de um método claro de trabalho de excelência

Esse tipo de metodologia passa a segurança necessária para a fidelização e o reconhecimento que a banca precisa para prosperar e parar de atrair “clientes causa ganha”.

O importante é que o cliente saia do escritório sabendo como tudo vai funcionar dali para frente, e como isso será informado dentro de intervalos curtos (máximo 1 vez por mês)

Essa prática é útil tanto para eliminar a dependência emocional da relação cliente-advogado, como para aumentar a percepção de valor pelos serviços prestados, e não menos importante, para aumentar o número de indicações qualificadas.

Lembre-se: o cliente não é obrigado a conhecer os detalhes da sua atividade.

É seu dever criar um manual do cliente, um passo a passo onde ele entenda, na linguagem dele, como tudo vai acontecer depois da assinatura do contrato, e ENVIAR RELATÓRIOS COM FREQUÊNCIA, mesmo que em processos de êxito sem andamentos processuais novos, entende?

Se o seu cliente não entende a natureza complexa do processo dele, isso não significa que ele seja ignorante, mas apenas que ele não foi educado para isso.

Você já imaginou como seria maravilhoso, por exemplo, se você tivesse uma sequência de relatórios que demonstrasse ao seu cliente todo seu trabalho, mesmo sem nenhum andamento processual novo?

A comunicação do serviço não deve esperar pela solicitação do cliente. Ela deve se antecipar.

Já imaginou como seria maravilhoso nunca mais palpitar o coração com ligações de clientes ou notificações de WhatsApp?

Essa é a mágica da boa gestão!

Além disso, como eu disse, essa comunicação deve ser frequente. Mesmo que não haja movimentação processual, você deve entrar em contato com o cliente, no sentido de tranquilizá-lo, pois tudo está seguindo o programado.

E, o desafio da maioria dos advogados é saber como implementar esse fluxo de informações sem prejudicar a produtividade já tão comprometida pelo excesso de tarefas.

Aqui não existe atalho, meu amigo, minha amiga, você vai ter que separar religiosamente um tempo na sua agenda para criar esse método de comunicação com o cliente.

Ensinamos essas práticas de comunicação eficaz com os clientes nos nossos projetos em grupo, mas apenas depois da sua decisão de ser valorizado, é que esse tipo de assunto poderá despertar o seu interesse.

E se você quer começar a trabalhar o ponto 1, como referência de leitura sobre o assunto, sugiro que você acesse o e-book Mais Clientes na Advocacia. 

Peça o link por aqui

Boa leitura e ótima semana! Thaiza Vitória

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