OAB-DF arquiva denúncia sobre fraude em declaração racial de advogadas

Via @vejanoinsta | A comissão eleitoral da OAB do Distrito Federal decidiu arquivar os dois pedidos de impugnação contra a chapa que, segundo as denúncias, inscreveu pessoas brancas como se fossem negras na eleição para fazer a requisição. O segundo, feito pelo candidato concorrente e que tenta a reeleição, foi indeferido porque o colegiado considerou que ele não apresentou provas. 

O caso foi levado à comissão eleitoral sob a acusação de que a chapa havia inscrito, ao menos, quinze pessoas de forma irregular, com autodeclaração racial fraudadas. 

A manobra, segunda a denúncia, seria para que a chapa conseguisse a adequação ao mínimo de 30% de negros e pardos entre seus participantes. A regra é nova e está sendo aplicada pela primeira vez às eleições da OAB em todo o país. 

Outras seccionais acabaram se manifestando sobre o caso, o que motivou a elaboração de um parecer sobre o caso pela Comissão Eleitoral da OAB Nacional, que concluiu que o fenótipo é o que conta para decidir a validade da autodeclaração. 

Fonte: veja.abril.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima