Empresária denuncia mulher por racismo em agência bancária no RJ: “Me chamou de macaca”

Via @revistaistoe | A empresária Fabiana Garcia Cunha da Silva, de 41 anos, registrou queixa de crime racial contra Maria Cristina Rodrigues dos Santos, de 53, na 16ª DP (Barra da Tijuca), no Rio de Janeiro, na quarta-feira (5). De acordo com Fabiana, ela estava na fila dos caixas eletrônicos de uma agência bancária em um shopping na Barra da Tijuca, quando a outra mulher começou a gritar e fazer ofensas de cunho racial. As informações são do jornal O Globo.

Além da empresária, outras duas mulheres, Regina Garcia da Cunha e Edna Cristina Vital Lúcio, também registram queixa contra Maria Cristina.

“Ela saiu da agência e estava visivelmente alterada, talvez insatisfeita por não ter conseguido resolver o que foi fazer. Foi para o caixa eletrônico, do lado de fora onde eu estava numa fila, e começou a falar que negros não prestam e quando não fazem na entrada fazem na saída e, entre outras agressões verbais, me chamou de macaca”, contou Fabiana ao jornal O Globo.

Conforme a empresária, ela chamou um segurança da agência e depois acionou a Polícia Militar. Os agentes foram até o local e levaram as mulheres para a delegacia, onde o caso foi registrado. Na delegacia, Fabiana conta que a acusada tentou dar outra versão para os fatos.

“Ela tentou dar uma de louca. Infelizmente, o racismo está enraizado. Algumas vezes a gente tenta deixar para lá, mas não dá para fingir que não está vendo e deixar passar”, disse a empresária ao O Globo.

Em depoimento, os policiais militares que atenderam a ocorrência afirmaram que “chegando ao local encontrou Maria Cristina falando de forma desconexa, alegando tratar-se de bruxaria” feita pelas vítimas para que ela não conseguisse resolver seus problemas bancários.

Maria Cristina foi detida em flagrante e autuada por injúria por preconceito três vezes. Na delegacia, a suspeita disse que só prestaria depoimento em juízo. A mulher está presa na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, e passará por audiência de custódia nesta quinta-feira.

Fonte: istoe.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima