Entenda como funciona a prova escrita ou dissertativa no concurso público

Via @agnaldobastosconcursos | Em todo tipo de prova, as questões abertas colocam medo nos candidatos. Por isso, neste artigo vamos explicar de forma clara como funciona a prova escrita ou dissertativa no concurso público. 

Confira todos os detalhes neste artigo.

Como funciona a prova escrita ou dissertativa no concurso público?

O tipo da prova vai depender do nível do concurso, do cargo pretendido, da banca, etc. Além disso, cada certame possui suas próprias regras e você pode conferir tudo no edital. Dessa forma, você pode se preparar com bastante tempo hábil.

As questões dissertativas são eliminatórias e classificatórias e assim podem ser aplicadas no mesmo dia e turno da avaliação objetiva ou, então, em turnos separados.

É normal que as perguntas sejam teóricas e aplicadas no dia a dia da função para qual o concurso é designado. Sendo assim, para se preparar para tal avaliação, você precisa estar por dentro dos conhecimentos específicos.

Outro ponto importante, é que situações da atualidade podem cair nas questões abertas. Desse modo, estar a par das notícias e temas atuais é de suma importância na sua avaliação.

Contudo, para estudar as situações atuais, é preciso também, estar atento às fake news. Por isso, pesquise apenas em fontes confiáveis.

O fato de serem questões abertas, você pode sentir medo de se perder na resposta, esquecer de detalhes ou mesmo sem enganar. 

Dessa forma, separamos os maiores pontos de atenção para que você vença a concorrência nas redações e nas questões abertas. Confira!

Dicas para ser aprovado na prova discursiva de concurso

Uma das dicas mais valiosas que você pode receber, é: crie um rascunho antes de aplicar a sua resposta na prova. Isso porque dessa forma, você pode poupar tempo e não correr o risco de rasurar ou mesmo criar uma resposta que não caiba no espaço limitado.

Use o rascunho que você  tiver disponível e crie uma resposta clara, objetiva. Dessa forma, não se espera que a sua explicação seja longa, mas sim específica e fundamentada.

Pensando nisso, separamos as melhores dicas para você ser aprovado. Desse modo, na lista abaixo constam os maiores pontos de peso na avaliação das dissertações.

• Respeite a norma culta da linguagem;

• Não fuja do tema proposto;

• Ofereça respostas clara, objetiva e justifique-a;

• Cuidado com concordância verbal e erros de português;

• Conheça bem a banca e quais os critérios da mesma;

• Domine os temas cobrado de modo que possa discorrer sobre de várias formas;

• Faça simulados e estude com certames anteriores;

• Preste atenção no enunciado e não fuja do tema pedido;

• Treine a escrita, o português, a norma culta e a clareza de ideias.

Por fim, para se sair bem nas questões abertas e redações, você precisa dominar o assunto e organizar bem as ideias. Por isso, além de estudar para absorver os resultados, treine repassar esse conteúdo por meio da escrita.

Dessa forma, além de estar fixando os temas aprendidos, você treina a escrita e a fundamentação.

Tipos de prova discursivas em concursos

Para as avaliações discursivas, as bancas costumam expor com antecedência o que será cobrado. Por isso, você pode se preparar muito bem e com antecedência, vencendo assim, o medo das questões abertas.

Redação

Essa é a maneira mais utilizada para testar sua linguagem, clareza de  ideias, capacidade de argumentar com fundamento e também o uso da linguagem.

Por isso, para se preparar para a redação, esteja atento aos temas da atualidade, bem como os tópicos cobrados pela banca examinadora do certame.

A redação é bastante encontrada em concursos de nível médio e técnico. Dessa forma, conheça o seu edital e veja o que a banca pede.

Para se preparar para a redação, escreva muito. Não há um segredo a não ser praticar. Além disso, aumente seus conhecimentos específicos, pois eles serão necessários.

Questão discursiva

Essas são as temidas questões abertas onde não há opções e, por isso, você deve dominar o assunto para poder discorrer sobre. Veja quais os tipos de questões discursivas você pode se deparar:

• Questões abertas;

• Estudo de caso; e

• Peça prático-profissional.

Seja como for, você precisa dominar o conteúdo o máximo possível para poder se sair bem em todos os tipos.

Na hora de responder a essas questões abertas, analise o espaço disponível. Dessa forma, use um rascunho para criar suas respostas e depois passe a limpo já a caneta.

Isso porque usar o lápis e depois passar a caneta leva o dobro tempo. Em uma situação onde o tempo vale ouro, toda forma de economia é bem-vinda.

Correção das questões abertas em concursos

Todas as provas discursivas são corrigidas por mais de um examinador. Dessa forma, o resultado pode ser conferido a fim de não te prejudicar por fatores humanos como a falta de compreensão, por exemplo.

Por isso, todas as suas respostas escritas são verificadas por 2 examinadores e no caso de discordância entre os dois veredictos, a opinião de um terceiro examinador é solicitada.

Na hora da correção, serão considerados os critérios:

• Domínio sobre o tema da questão/redação;

• Clareza na exposição e organização das ideias;

• Linguagem adequada;

• Escrita correta; entre outros fatores citados acima.

Como recorrer em caso de reprovação na prova escrita?

Se você por acaso sentir que a sua nota está incorreta ou injusta, pode pedir um recurso junto à banca para uma nova revisão ou anulação. Para isso, você precisa fazer o pedido dentro do prazo estipulado pelo edital.

Desse modo, se o seu recurso administrativo não for atendido, você poderá solicitar ainda, uma revisão judicial. Nesse caso, é importante que você tenha ajuda de um advogado especializado para garantir todos os seus direitos sem maiores preocupações.

Um advogado qualificado vai te orientar ainda sobre a viabilidade (ou não) de acionar tal recurso. Isso porque para solicitar a revisão judicial, é preciso provar que a banca examinadora faltou com a transparência e isonomia, por exemplo.

Como você pode ver, para ser aprovado, é preciso dominar o assunto e saber organizar bem as ideias. Desse modo, não há segredo nem tampouco atalhos. O ideal é estudar e praticar muito a escrita.

Por isso, leia bastante, treine com certames anteriores, conheça a banca e se empenhe na escrita. É dessa forma que você vai conseguir a aprovação nas temidas questões abertas. Essas que são necessárias para a sua aprovação.

Por fim, uma dica muito importante para você ter evolução de fato na questão da escrita, é pedir que outra pessoa revise seus conteúdos. Isso porque na visão de outra pessoa, você pode ter uma noção real da melhoria e de quais pontos melhorar.

Para isso, contrate um professor, revise ou então combine com um grupo de estudos, de fazerem um rodízio de revisões. Assim, todos se ajudam e avançam nos estudos.

___________________________________________________________________

Agnaldo Bastos, advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Fonte: concursos.adv.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima