Direito Constitucional é imprescindível na 1ª e 2ª fase do Exame da OAB!

Via @descomplicaconstitucional | A primeira fase da OAB, como todo estudante de Direito já sabe, é composta por 80 questões extensas, vez que estas vêm acompanhadas de um texto compilado antes da inserção, de fato, da aplicação da questão. Sendo, destas, 7 questões de Direito Constitucional. Porém, o que talvez nem todos saibam, e que é importante mencionar, é  que para alcançar a segunda fase é necessário apenas 50% dos acertos, totalizando 40 questões.

Já na prova prático-profissional, são quatro longas questões e uma peça a ser realizada no prazo de cinco horas. Porém, já nessa fase, é permitido que os OABeiros levem até a prova o seu Vade Mecum com as devidas marcações permitidas. E com isso, se este estiver com o correto direcionamento, e sucessivos treinos, não encontrará dificuldades na busca pelos artigos corretos, facilitando a dissertação das questões e da peça prático-profissional. 

Portanto, não há segredos, muito menos fórmulas mágicas, a aprovação na OAB depende única e exclusivamente do estudo direcionado e correto, principalmente, no que tange às matérias mais recorrentes. Bem como, sucessivos treinos. Organização, estratégia, cronogramas personalizados, são planos que precisam ser seguidos para alcançar o bem final, a sua aprovação. 

É de suma importância, lembrar que a repetição é a alma da aprendizagem. Repita questões, acompanhadas da leitura do código (sempre lembrando de marcar as principais palavras, termos, exceções, período e etc), e em caso de erro, corrija-os, e refaça estas em seguida. Leia as questões e, no momento da resolução, explique estas a si mesmo em voz alta. Conforme estudos comprovados da Pirâmide de Aprendizagem, temos:

10% do conteúdo é aprendido quando este é lido;

20% do conteúdo é assimilado quando escutamos; 

30% é aprendido quando assistimos e/ou observamos algo;

50% é assimilado quando combinamos escuta e observação; 

70% é aprendido quando discutimos, conversamos, perguntamos e debatemos o tema;

95% do conhecimento é aprendido quando temos que ensinar alguém, explicando, resumindo, definindo e estruturando o conhecimento. 

Com esse somatório, sua mente ficará treinada não somente com o conteúdo, mas também com a forma em que a banca irá cobrar isso em sua prova. 

Ou seja, não há maneira mais clara rumo à aprovação do que aplicar o estudo direcionado e as excessivas práticas, tanto na primeira, como na segunda fase do Exame.

Como diz um autor desconhecido: “O preço da perfeição é a prática constante.”

A Drª Louise Guedes, advogada desde 2019, pós graduanda em Direito Constitucional e Direito Civil e Processual Civil, criadora do @descomplicaconstitucional, repassará o direcionamento e o foco necessário para garantir a sua aprovação no exame da OAB através do estudo guiado nas matérias mais recorrentes de Direito Constitucional de ambos os exames. 

Siga já no Instagram @descomplicaconstitucional e receba todos os conteúdos.

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima