Chris Pelkey, quer era veterano do Exército, foi virtualmente ressuscitado para entregar uma declaração de impacto da vítima diretamente ao assassino. A ação é inédita na história judicial dos EUA.
No vídeo, Chris Pelkey se dirige a Gabriel Horcasitas, que o matou a tiros após uma discussão em 13 de novembro de 2021, aos 37 anos.
"É uma pena que nos tenhamos encontrado naquele dia nessas circunstâncias", disse a versão de IA de Chris. "Em outra vida, provavelmente poderíamos ter sido amigos. "Eu acredito no perdão e num Deus que perdoa", acrescentou.
Stacey Wales, irmã da vítima, teve a ideia ao coletar depoimentos de amigos e familiares das vítimas. As mensagens foram lidas no tribunal antes que o juiz do caso proferisse a sentença.
"Mas faltava uma peça. Havia uma voz que não estava naquelas cartas", destacou ela, de acordo com emissora afiliada da rede Fox.
A voz que faltava foi criada pelo marido de Stacey e um amigo.
"Ver o rosto dele e ouvir a voz dele dizendo isso... Ondas de cura invadiram minha alma. Porque aquele era o homem que eu conhecia", declarou Stacey.
"Eu adorei aquela IA, obrigado por isso. Por mais bravos que vocês estejam, por mais justificadamente bravos que os parentes estejam, eu ouvi o perdão", afirmou o magistrado Todd Lang.
Gabriel foi condenado a 10 anos e meio de prisão por homicídio culposo.
Por Fernando Moreira
Fonte: extra.globo.com