Karla María Estrella Murrieta foi punida por realizar uma publicação na rede social, na qual afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Sergio Gutiérrez Luna, teria feito pressão para incluir a esposa, Diana Karina Barreras, então candidata a deputada federal, nas listas eleitorais.
O parlamentar denunciou a publicação por calúnia e violência política de gênero.
A corte concluiu que as expressões de Murrieta eram discriminatórias e configuravam violência política motivada por gênero. O tribunal entendeu que o comentário colocou a candidata em posição de subordinação ao marido, minimizando as capacidades e trajetória política de Diana Karina.
Além de publicar um pedido de desculpas por dia no X, Murrieta foi multada e obrigada a participar de cursos de capacitação e sensibilização sobre gênero e direitos humanos das mulheres. O objetivo é evitar a reincidência das condutas e promover uma mudança de comportamento. Os 30 dias de desculpa foram finalizados nesse domingo (10/8). Confira:
![]() |
Reprodução/X |
Por determinação judicial, o nome da deputada federal Diana Karina Barreras foi substituído por “dado protegido”, a fim de preservar a identidade.
Apesar da decisão judicial, Karla ironizava os pedidos de desculpa. Em um post, ela escreveu: “Estou quase terminando de me desculpar, só para perceber que há pessoas que pedem e adquirem coisas e depois não sabem o que fazer com elas. Dia 27/30”. Em outros casos, ele publicou imagens com indiretas. Exemplo:
Por José Augusto Limão
Fonte: metropoles.com