Em suas redes sociais, a procuradora-geral Liz Murrill, autora da ação, afirmou que a plataforma é um "ambiente propício para predadores sexuais" e alertou os pais para que fiquem atentos à atividade de seus filhos on-line.
O tema está em alta no Brasil após as denúncias feitas recentemente pelo youtuber Felca sobre a "adultização" de crianças nas redes sociais e seus riscos.
O que é Roblox?
O Roblox existe desde 2006, criado por David Baszucki e Erick Cassel, mas se popularizou a partir de 2020, durante a pandemia de Covid-19. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um jogo em si, mas sim de uma plataforma que oferece diversos games e ferramentas para que os usuários possam criar seus próprios jogos.
A plataforma pode ser acessada gratuitamente através de computadores, aparelhos móveis e Xbox One. Por não estabelecer uma idade mínima para acesso, o Roblox se tornou extremamente popular entre crianças e adolescentes.
Segundo um levantamento feito pela empresa Takeaway Reality e divulgado no início de 2025, 39% dos usuários do Roblox tem menos de 13 anos. A plataforma conta com 88,9 milhões de usuários ativos diários – ou seja, aqueles que entram para jogar todos os dias.
O catálogo da plataforma oferece milhões de jogos diferentes, todos criados pelos próprios usuários – a plataforma oferece ferramentas simplificadas para o desenvolvimento de games, o que permite que as crianças também possam criar os próprios jogos.
Embora seja gratuito, o Roblox ganha dinheiro com a compra de itens pelos usuários, como roupas ou objetos de personalização de seu avatar, por exemplo. Os usuários compram a moeda da plataforma, chamada Robux, para poder adquirir os itens. Também é possível que usuários lucrem (em Robux) com a venda de itens que eles mesmos criaram.
Outras polêmicas
Esta não é a primeira vez que a plataforma Roblox é alvo de processos.
Uma ação judicial de 2022 movida nos EUA já acusava o Roblox de ter facilitado a exploração sexual e financeira de uma menina menor de idade da Califórnia por homens adultos.
No ano passado, a plataforma chegou a reforçar as regras de mensagens e conteúdo para contas de crianças menores de 13 anos.
Em outubro de 2024, uma investigação conduzida pela Repórter Brasil também denunciou o trabalho realizado por menores de idade na plataforma, que são pagos por outros jogadores com o dinheiro do Roblox (as Robux) para prestar serviços como desenvolvedores de jogos.
A plataforma se tornou alvo de uma investigação do Ministério Público do Trabalho em São Paulo por suspeita de trabalho infantil.
Por Fernanda Pinotti
Fonte: CNN