Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Leonildo dos Santos Fulgieri pulou a grade que cerca o Palácio do Planalto por volta das 3h30.
Na sequência, tentou ultrapassar a proteção da rampa que dá acesso ao segundo andar do prédio.
➡️O Palácio do Planalto é o prédio de trabalho da Presidência da República. Ele fica na Praça dos Três Poderes, em uma das pontas da Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília.
![]() |
Grades de proteção em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta (10) — Foto: Isabella Calzolari/g1 |
Neste momento, militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atuam na segurança do prédio advertiram o homem – mas ele continuou avançando em direção à rampa.
Com isso, os militares dispararam balas de borracha, que atingiram o quadril e a perna do invasor.
Após os disparos, o rapaz foi contido e levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde prestou depoimento.
O conteúdo do depoimento e a motivação alegada pelo homem para tentar entrar no prédio não foram divulgados.
"O suspeito foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no DF, onde foi lavrado o termo e encaminhado para atendimento médico e avaliação psiquiátrica. O caso foi enquadrado nos crimes de resistência e desobediência e encaminhado ao Juizado Especial Federal", informou a PF em nota.
PM barrou tentativa horas antes
Em nota, a Polícia Militar informou que já tinha sido acionada horas antes, por volta de 0h30, para uma outra tentativa do mesmo homem de entrar no Palácio do Planalto.
No local, a equipe constatou que o homem já era "conhecido" da PM por "ter protagonizado episódios semelhantes anteriormente".
A Polícia Militar informou que o homem apresentava sinais de "possível desorientação mental", e o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento, mas não identificou necessidade de encaminhamento ao hospital.
O homem foi levado à 5ª Delegacia de Polícia (área central de Brasília) e uma ocorrência foi registrada. Horas depois, ele voltou ao Palácio do Planalto – e só então, foi atingido pelos tiros de borracha do GSI.
Segurança reforçada
Atualmente, pelo menos duas fileiras de grades cercam o Palácio do Planalto.
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a ordenar a retirada dos gradis que tinham sido instalados dez anos antes, ainda no governo Dilma Rousseff. A paisagem desobstruída, no entanto, durou menos de dois anos. Relembre.
Só em 2025, as grades voltaram a ser instaladas de forma temporária em redor do Planalto em pelo menos duas ocasiões:
• em julho, quando um grupo de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou acampar na Praça dos Três Poderes em protesto;
• agora, em setembro, antevendo possíveis manifestações durante o julgamento da trama golpista – a sede do STF fica do lado oposto da Praça dos Três Poderes.
Homem também tentou invadir Senado
Segundo o g1 apurou, o homem tem outras passagens na polícia por tentar invadir outros prédios públicos na Praça dos Três Poderes.
Na segunda (8), o mesmo homem tentou entrar no edifício-sede do Senado Federal, durante o dia.
Ele teria dito aos vigilantes que ia "sentar no trono" – em alusão à cadeira do presidente da Casa.
De acordo com os seguranças, ao ser impedido de entrar, o homem virou as costas e foi embora. A tentativa não foi registrada oficialmente.
Nota oficial
Leia abaixo a nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do governo:
Nesta madrugada, por volta de 3h, um homem identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do Palácio do Planalto. A princípio, foi advertido verbalmente pela guarda presidencial, mas como seguiu avançando, a segurança fez uso de arma não-letal para contê-lo, atingindo a perna e quadril, sem gravidade. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal para registro de ocorrência.
Por Isabella Calzolari, Vinícius Cassela, Fábio Amato, g1 — Brasília
Fonte: g1