"Quando nos encontramos com ela, estava muito apática. O cabelo tinha um nó único, como se nunca tivesse sido lavado. Ela estava sem se alimentar e ficou deslumbrada com tudo, com o mundo, como se nunca tivesse saído da casa", disse a conselheira tutelar Lígia Guerra em entrevista à TV TEM.
A menina foi localizada após uma denúncia anônima. Ela foi encaminhada para o Conselho Tutelar, acolhida em um abrigo e passará por exames médicos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A conselheira informou à TV TEM que a criança precisou cortar o cabelo.
Segundo Lígia, a criança não sabe falar e não consegue se comunicar, apenas emite alguns sons. "Todos os direitos dela foram violados. Ela nunca conviveu com outras crianças", explica.
![]() |
Casa onde criança foi encontrada em Sorocaba (SP) — Foto: Divulgação |
De acordo com a Polícia Civil, a criança nunca teve acesso à escola, vacinação ou qualquer atendimento de saúde. A corporação também informou que a menina não se alimentava com comida sólida.
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Renata Zanin, disse que conversou com a genitora da criança e que a mulher "parece não entender a gravidade da situação".
Três celulares foram apreendidos na casa e passarão por perícia. A delegada informou que aguarda a devolutiva dos médicos que atenderam a vítima. "A partir daí, vamos determinar o que aconteceu com a criança e o que ela vai carregar pro resto da vida dela", explica.
A mulher, de 45 anos, e o homem, de 54, foram levados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde foram ouvidos. Os dois estão presos temporariamente por 30 dias e devem passar por uma audiência de custódia nesta sexta-feira (5). A princípio, ambos respondem por cárcere privado.
Por TV TEM
Fonte: g1