Pacheco era sócio-fundador do Grupo Prerrogativas, coletivo de advogados progressistas que atua em São Paulo e outras capitais. O grupo foi fundado em 2014 e se destacou por defender do ex-deputado federal José Genoino (PT) durante o escândalo do mensalão.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) a polícia foi acionada após Pacheco passar mal na rua, apresentando dificuldades para respirar. Ele foi socorrido pelo Samu e levado ao Pronto-Socorro da Santa Casa, mas não resistiu.
O caso foi registrado como morte súbita pelo 78º Distrito Policial. O advogado tinha um boletim de ocorrência de desaparecimento feito no dia 30 de setembro.
Membros do Grupo Prerrogativas contaram ao g1 que Pacheco foi encontrado pela polícia sem documentos.
Ainda afirmaram estar muito abalados com a notícia e descreveram Pacheco como um profissional “solidário, generoso e extremamente inteligente”. O grupo também está prestando apoio à família.
![]() |
Advogado Luiz Fernando Pacheco atuou no escândalo do mensalão — Foto: Reprodução/Prerrogativas |
Carreira na advocacia
Com mais de 30 anos de atuação, Pacheco era reconhecido por sua defesa das prerrogativas da advocacia e do direito de defesa. Ele iniciou a carreira em 1994, no escritório do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, onde se tornou sócio em 2000.
Em 2013, fundou o escritório Luiz Fernando Pacheco Advogados, especializado em direito penal.
“Perdemos um amigo ímpar e um guerreiro do bem. A Ordem está em luto e o melhor que faremos é seguir honrando a luta pelo direito de defesa e das prerrogativas da advocacia, causas que ele abraçou com paixão e ética”, afirmou o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica.
Na OAB-SP, Pacheco iniciou sua atuação em 2015, como membro da Comissão de Direito Penal e Econômico. Em 2019, passou a integrar a Primeira Turma Julgadora do Conselho de Prerrogativas e se tornou conselheiro estadual. Entre 2021 e 2024, dedicou-se voluntariamente à área penal.
Na gestão de Patricia Vanzolini, em 2022, assumiu a presidência da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, colaborando para o fortalecimento da advocacia paulista.
Ele também atuava como vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e integrou o Conselho Nacional Antidrogas da Presidência da República.
Na gestão de Patricia Vanzolini, em 2022, foi nomeado presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, onde colaborou para o fortalecimento da advocacia paulista.
![]() |
Luiz Fernando Pacheco com o presidente Lula — Foto: Arquivo pessoal |
Por Redação g1 SP
Fonte: g1