Feed mikle

Eduardo diz que objetivo de Moraes com prisão preventiva é m4t4r Bolsonaro

eduardo objetivo moraes prisao preventiva matar bolsonaro
Via @uolnoticias | O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que o objetivo do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é matar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao decretar sua prisão preventiva.

O que aconteceu

• Filho do ex-presidente citou facada que seu pai levou na campanha de 2018. "Objetivo de Alexandre de Moraes é bem simples: matar meu pai. Terminar o serviço que a esquerda já tentou", acusou Eduardo.

"Moraes está tentando terminar o trabalho que Adélio Bispo começou. É uma tentativa de assassinato, nada menos do que isso. (...) Precisamos entender que Alexandre de Moraes é um psicopata." — Trecho de post de Eduardo Bolsonaro, no X

Segundo Eduardo, Moraes é "um capanga" a serviço "do regime de exceção", que quer "eliminar completamente a oposição". "A diferença entre Alexandre e Adélio [Bispo, que deu facada em Bolsonaro] é apenas os meios disponíveis para cometer o assassinato. São dois pistoleiros de aluguel, a serviço de criminosos que sequestraram o poder no Brasil", completou.

Eduardo negou suposta tentativa de fuga de Bolsonaro, que estava em prisão domiciliar. "Ninguém normal pode dizer que um idoso, sequestrado em sua residência, cercado por dezenas de capangas da gestapo alexandrina, com a saúde totalmente debilitada e a necessidade constante de acompanhamento hospitalar devido à tentativa de assassinato de um ex-integrante do PSOL, possa fugir", escreveu o filho do ex-presidente em post no X.

Na decisão, Moraes afirmou que Bolsonaro teria tentado romper a tornozeleira eletrônica para fugir. Outra justificativa do ministro para ordenar a prisão foi uma manifestação convocada ontem pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Conforme Moraes, a confusão causada pelo ato poderia ter "efeitos, desdobramentos e consequências imprevisíveis".

Eduardo também citou a manifestação chamada por Flávio em post no X. "Ninguém normal pode chamar uma vigília de oração de reunião ilícita que compromete a ordem pública. Esses são argumentos que apenas um psicopata pode usar ou aceitar", afirmou o deputado.

• Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses pelo STF. Os embargos, porém, ainda não se esgotaram, e a defesa tem até segunda-feira para apresentá-los. O ex-presidente já estava em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira.

Preso na superintendência da PF

• Agentes estiveram hoje cedo na casa de Bolsonaro em Brasília. A prisão preventiva foi solicitada pela PF (Polícia Federal) e ordenada Moraes.

• Ministro do STF determinou que a prisão não expusesse Bolsonaro. Ele também mandou que a PF não utilizasse algemas no ex-presidente.

"Embora a convocação de manifestantes esteja disfarçada de 'vigília' para a saúde do réu Jair Messias Bolsonaro a conduta indica a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu, no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais." — Trecho da decisão de Alexandre de Moraes

• Bolsonaro tentou romper a tornozeleira na madrugada de hoje, afirmou Moraes. Na decisão que valida a prisão preventiva, o ministro do STF informou que a tentativa de violação aconteceu à 0h08. Uma das hipóteses levantadas no documento é de que o ex-presidente tentaria fugir durante a confusão causada pela manifestação convocada por um dos filhos dele, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

• Advogados do ex-presidente disseram que decisão "causa profunda perplexidade" e pode colocar a vida dele "em risco". "Principalmente porque, conforme demonstra a cronologia dos fatos (representação feita em 21/11), está calcada em uma vigília de orações", diz a nota.

"Além disso, o estado de saúde de Jair Bolsonaro é delicado e sua prisão pode colocar sua vida em risco. A defesa vai apresentar o recurso cabível."Celso Vilardi e Paulo Amador da Cunha Bueno

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/11/22/eduardo-diz-que-objetivo-de-moraes-e-matar-bolsonaro.htm

Anterior Próxima