O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon) e encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que dá continuidade às investigações. O grupo Nas Garras da Lei, de voluntários da segurança pública para resgatar animais vítimas de maus-tratos, também denunciou o caso nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem, que é passeador de cachorros, entra no elevador com a Xena, uma vira-lata de 14 anos que parece uma "salsicha". O animal, que é idoso, se agacha e o homem começa a agredi-lo.
Ele puxa a cadela violentamente pela guia, que está fixada a uma coleira no pescoço do animal, e não tem um peitoral que pudesse aliviar o impacto. O homem chega a batê-la contra as paredes do elevador e derrubá-lo no chão.
Quando o passeador para a agressão, a cadelinha demora um pouco para se levantar. Sai andando do elevador e o passeador segue atrás, ainda segurando a guia.
![]() |
| Xena é uma vira-lata de 14 anos, que parece uma "salsicha". — Foto: Reprodução |
A tutora de Xena disse que chegou a passar mal quando viu as imagens. "Quando eu vi o vídeo eu colapsei", disse Talita Veloso ao g1.
Ela também contou que a dona da Happy Dog, empresa de passeio e hospedagem na qual o agressor trabalhava, ficou horrorizada quando soube o que aconteceu.
A dona da empresa Happy Dog disse que ficou sem chão ao saber que um dos seus passeadores agrediu um cachorro.
Veja a íntegra da carta
Boa tarde, me chamo Nelisa e sou a responsável pela Happy Dog.
Muitos de vocês já me conhecem, a maioria me acompanha ao longo de mais de 10 anos de um trabalho árduo e incansável, mas nem todos conhecem a minha história.
Antes de abrir a Happy Dog eu era diarista. Comecei a trabalhar em casa de família ainda muito nova, ainda uma criança.
Já passei por muitas coisas nessa vida, e os cachorros sempre estiveram ao meu lado.
Já matei a minha fome com alimentos que eles compartilharam comigo, como também já me defenderam e protegeram pra que eu não fosse abusada.
Por isso, cresci acreditando fielmente que eles são meus melhores amigos, verdadeiros anjos na terra! E, por isso, abri a Happy Dog.
Quem me conhece sabe, eu nunca ofereci apenas passeios. Eu ofereci amor, diversão, cuidado, carinho, afeto e um passeio responsável, onde estamos sempre preocupados com a felicidade e o desenvolvimento de nossos amicães.
Infelizmente, recentemente meu serviço de passeios foi envolvido em uma triste e reprovável situação.
Um de nossos prestadores de serviços, agrediu com puxões um de nossos amados amicães.
Ficamos sem chão!
O prestador de serviços nunca tinha demonstrado qualquer conduta de caráter reprovável, tendo sido uma surpresa o ocorrido.
Imediatamente dispensamos os serviços do prestador e estamos junto com os pais do nosso amicão tomando as medidas cabíveis.
Os cachorros sempre foram meus melhores amigos e durante todos esses anos construímos uma relação de confiança e amor, por isso, em respeito aos nossos amicães e a todos os nossos clientes, venho me manifestar oficialmente sobre o ocorrido.
A Happy Dog não é só uma prestação de serviços, ela é o meu sonho de continuar cuidando e amando quem sempre fez isso por mim, quem salvou a minha vida inúmeras vezes!
A Happy Dog é protetora dos animais e os ama mais que tudo!
A conduta do prestador não representa a Happy Dog, não representa nossos ideais e não representa o nosso sentimento em relação aos nossos amados amicães.
Nos comprometemos a apoiar os familiares no que for necessário e combater qualquer forma de violência contra nossos anjinhos, ontem, hoje e sempre!
E a todos os amantes dos animais, apaixonados pelos nossos melhores amigos e protetores deles, a Happy Dog diz: Estamos juntos nessa e podem sempre contar com a gente!
Abraços,
Nelisa - Happy Dog
Por Klara Faria, Gabriela Wolynec*, TV Globo
*Estagiária sob supervisão de Janaína Carvalho
Fonte: g1

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/P/D/k9ePZkR2ubodu3XpULWg/d098a070-de13-4834-92aa-a76b3aa1336c.jpg)