Nos anos 1970, o juiz do Novo México Jack Love teve a ideia de criar o equipamento depois de ver algo parecido em uma história em quadrinhos do "Homem-Aranha". Na trama, o vilão Rei do Crime coloca um bracelete no herói para vigiar seus movimentos.
Inspirado pela tirinha, o juiz encomendou a um engenheiro o desenvolvimento de um sistema que permitisse monitorar presos em condicional. Alguns anos depois, o próprio Jack Love se tornou a primeira pessoa a testar o dispositivo. No Brasil, a tecnologia começou a ser utilizada em 2010.
O Fantástico deste domingo (23) mostrou como funciona a Central de Monitoramento responsável por acompanhar o uso das tornozeleiras eletrônicas no Brasil — a mesma que foi alertada sobre a tentativa de violação do equipamento usado por Jair Bolsonaro, no último sábado (21).
Imagens inéditas exibidas pelo programa mostram, ainda, como ficou o aparelho depois do ex-presidente o ter queimado com um com ferro de solda.
Por Redação
Fonte: g1
