Richards será a primeira pessoa que já esteve presa a liderar o Departamento de Correções de Nova York. Ele ficou detido na década de 1980 por roubo e, segundo a imprensa americana, também enfrentou dependência de drogas.
Após deixar a prisão, Richards passou a atuar em organizações não governamentais voltadas à reintegração de ex-presos à sociedade. O trabalho rendeu reconhecimento nacional. Em 2014, ele foi premiado pelo então presidente Barack Obama como um dos “Campeões da Mudança”.
Ao assumir o comando do Departamento de Correções, Richards afirmou que pretende tornar as prisões da cidade mais seguras tanto para funcionários quanto para detentos.
“Para aqueles que estão lá dentro: a história ainda não acabou. Há apoio e esperança aqui”, disse.
Segundo Mamdani, que Richards fará história no cargo e trabalhará para que ex-detentos retornem à sociedade sem dificuldades após o cumprimento da pena.
Mamdani assumiu a Prefeitura de Nova York em janeiro deste ano, após vencer eleições municipais marcadas pela interferência de Donald Trump. Apesar de manter o Partido Democrata no poder, ele se declara socialista — o que gerou críticas de conservadores, que afirmaram que o prefeito seria “muito de esquerda” para governar a maior cidade do país.
Por Redação g1
Fonte: g1
