MP/SC apura outdoor com referência a ex-atriz de filmes adultos instalado perto de escola

mp sc outdoor referencia ex atriz filmes adultos instalado perto escola
Via @portalmigalhas | O MP/SC abriu uma apuração sobre um outdoor instalado na entrada de Araranguá/SC com referência à ex-atriz de filmes adultos Mia Khalifa.

O procedimento investiga uma possível violação aos direitos de crianças e adolescentes em razão da conotação sexual atribuída à publicidade, colocada nas proximidades de uma escola.

Campanha em Araranguá

Segundo a denúncia apresentada ao MP/SC, a placa foi instalada em uma região com circulação frequente de crianças e famílias.

A peça divulgava uma lanchonete com a imagem de uma mulher e a frase “O único hot dog no mundo que deixa a Mia Khalifa de boca aberta”.

Outdoor com referência a Mia Khalifa instalado em Araranguá é alvo de apuração do MP/SC.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Segundo o Metrópoles, moradores se mobilizaram contra a publicidade e organizaram um abaixo-assinado para pedir a retirada do outdoor. O documento reuniu mais de 300 assinaturas.

A 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Araranguá recebeu a representação em 22 de julho e instaurou o procedimento para verificar se o conteúdo da campanha atingiu direitos assegurados a crianças e adolescentes.

O município, a empresa responsável pelo espaço publicitário e o restaurante foram oficiados para prestar esclarecimentos.

Apuração do MP/SC

De acordo com o portal, além da investigação sobre eventual violação aos direitos de crianças e adolescentes, a denúncia foi remetida à promotoria responsável pela defesa do consumidor.

O órgão deverá avaliar se o conteúdo e a forma de divulgação da campanha justificam a adoção de medidas no âmbito das relações de consumo.

A abertura da notícia de fato não representa o reconhecimento de irregularidade nem a responsabilização dos envolvidos. O procedimento servirá para reunir informações e definir se serão necessárias outras providências.

Reação nas redes sociais

A lanchonete de Araranguá aproveitou a repercussão da campanha. Em uma publicação, afirmou que havia conseguido fazer algo que nem o próprio hot dog teria alcançado: “deixar a cidade inteira de boca aberta”.

“Teve gente que amou, teve gente que odiou, teve gente que ficou indignada e teve gente que só ficou com vontade de pedir um dog.”

A campanha, no entanto, não foi criada pela lanchonete catarinense.

Ideia surgiu em Porto Alegre

A campanha reproduzida em Araranguá havia sido criada originalmente pelo empresário gaúcho Ricardo Frozi para divulgar uma lanchonete em Porto Alegre/RS.

Após a repercussão do caso em Santa Catarina, Frozi afirmou que o proprietário do estabelecimento catarinense acompanhava seu trabalho e recebeu autorização para utilizar a ideia.

Segundo o empresário, a placa instalada em Porto Alegre está exposta há bastante tempo e, diferentemente da publicidade veiculada em Araranguá, não havia sido alvo de críticas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, ele também afirmou que a mulher retratada no outdoor não seria Mia Khalifa, mas apenas uma pessoa fazendo uma expressão de espanto, sem nudez ou conteúdo explícito.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/461152/mp-apura-outdoor-com-referencia-a-mia-khalifa-fixado-perto-de-escola

Anterior Próxima