Estudante de Direito, veja ótimas dicas para você se destacar entre os seus colegas

goo.gl/zDUqG2 | Existe uma pergunta essencial para quem realmente deseja alcançar o sucesso no meio jurídico: como se destacar, se todos estão buscando um diferencial? Possuir uma preocupação com a carreira desde o início da universidade não é uma questão tola e muito menos por mera vaidade torna-se necessária para a sobrevivência no futuro.

A preocupação que carrego todos os dias é propiciar aos que assim desejarem a possibilidade de construírem uma marca forte e que, no longo prazo, provará o quão importante as ações desde o início são valiosas. O outro questionamento que deve movê-los é: o que estarei fazendo daqui a 10 anos? Sabem a resposta? Não sabem? Pois compreendam que isso fará toda a diferença para qualquer das carreiras jurídicas que escolher.

Pequenos conselhos para quem quer se diferenciar em um mercado jurídico altamente competitivo:


— Defina o quanto antes o foco da sua carreira. Qual área pretende estudar? Com o que se identifica mais? Todo esse esforço para construir uma marca financeira e a estabilidade na carreira.

— Aprenda a se posicionar. Posicionamento é a estratégia em como nos colocamos no mercado, em qual segmento específico, com um determinado foco, em que lugar do país, com qual mensagem, com quais serviços diferenciados e em como nossa carreira deve ser traçada com parâmetros objetivos.

— Analise as novidades do mercado nacional e internacional. O que há de novo? Que novas áreas estão surgindo? Quem são as referências a serem acompanhadas? Qual seria o público-alvo?

— Aprenda a utilizar as técnicas éticas do marketing jurídico para comunicar a diferença.

— A melhor idéia do mundo não fará a menor diferença na mente do cliente se não for colocada em prática.

— A arte da diferenciação fundamenta-se no poder da simplicidade. Acabou o discurso jurídico incompressível.

— Inicie cedo a busca pelo conhecimento além do que os professores possam ensinar. Encontre os mestres de cada área, leia seus livros, acompanhe o raciocínio mais apurado.

— Quando estiver fazendo um trabalho para a faculdade, já o faça completo, visando a publicação em algum site ou revista jurídica. Ouse, pense diferente dos demais, não siga apenas o curso do rio.

— Produza resultado de valor para os outros e não tão somente para tirar uma simples nota. É um desperdício indesculpável.

— Quando estiver fazendo a tese para conclusão de curso, mantenha um arquivo gêmeo — livre de regras acadêmicas e da cultura da repetição — visando a publicação de um livro por uma editora de renome. Vá além do que o seu orientador sugerir, quebre regras, pois seu maior objetivo deve ser a publicação. Vença as próprias limitações. Acompanhe projetos de leis, investigue as grandes questões, use sabiamente o tempo durante a faculdade.

— Ao ser entrevistado para um estágio, primeiramente faça um currículo moderno e principalmente mantenha uma imagem conservadora ao vestir-se. Informe-se sobre a sociedade de advogados na qual irá, visite o site, levante as áreas de atuação, busque informações que demonstrem o seu interesse.

— Aprenda com os profissionais de sucesso. Eles conseguem equilibrar-se entre a criatividade, visibilidade e capacidade de realização tornando tangíveis seus pensamentos na forma de artigos, palestras, livros e exposições.

— Desenvolva os relacionamentos com professores e companheiros da melhor forma possível. As amizades são valiosas e, via de regra, impulsionam a carreira para frente, ofertando oportunidades. Permita que as pessoas retenham a sua imagem de uma maneira positiva.

— Aprenda a desenvolver novas habilidades como a oratória, apresentações em público e a escrita em forma de artigos e livros.

— Procure adaptar-se rapidamente às mudanças. Busque, sempre que possível, novos ramos de estudo jurídico. Pense em quem começou por primeiro a estudar o Biodireito há anos. Que vantagens competitivas não terá em relação aos outros? E o Direito internacional? Logo, pense que novos ramos podem explodir daqui a alguns anos e siga nele sempre.

— Busque apresentar-se sempre corretamente nas mais diversas situações como reuniões, palestras, visitas e encontros sociais.

— Aprenda novas habilidades como a liderança e saiba auxiliar o sucesso dos outros.

— Crie grupos de estudos avançados para a discussão de temas mais complexos do Direito com seus colegas.

— Escreva o propósito de sua carreira, a missão, objetivos e quais os caminhos para alcançá-los. Planeje adequadamente a carreira jurídica.

— Após algumas reflexões, talvez você sinta uma estranha sensação de que aqui não é o seu lugar, que alguma máquina tomou seu lugar. Não se assuste. Este estranhamente é o primeiro e mais importante despertar. É tomar a direção exata para blindar a carreira no futuro. Iniciar a reinvenção na sua carreira acadêmica é ato fundamental para a sobrevivência.Ou seja, é necessário construir e sustentar a diferenciação nesse extenso jogo de xadrez estratégico que se tornou a advocacia. Não há mais choro ou ranger de dentes que mude esse quadro. Simplesmente, não há mais volta. Quanto antes você despertar para essa nova realidade, melhor.

Por Rodrigo D'Almeida Bertozzi
Fonte: conjur

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima