Justiça só é mais confiável para o brasileiro do que o Congresso e os partidos políticos

http://goo.gl/P573mJ | Um levantamento do Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil) feito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que menos de um terço dos brasileiros confiam no Judiciário para solução de conflitos. Comparado a outras instituições, a Justiça só está à frente do Congresso Nacional e dos partidos políticos.

Lenta, cara e de difícil acesso foram algumas percepções sobre a Justiça apontada pelo levatamento. 62% dos entrevistados disseram acreditar que o Judiciário é “nada ou pouco honesto” e 59% responderam que é “nada ou pouco independente”, de acordo com a FGV.

A aferição foi feita no segundo e terceiro trimestre do ano passado. Foram ouvidas 3 mil pessoas em oito Estados _ Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A Justiça e os partidos políticos foram as únicas instituições que mantiveram os índices de confiabilidade em comparação com o levantamento anterior, feito no segundo semestre de 2013. Permaneceram com 29% e 6% de confiança, respectivamente. Todas as outras instituições citadas tiveram acréscimo no índice de confiança.

Ainda de acordo com a pesquisa, a instituição em que os brasileiros ouvidos mais confiam são as Forças Armadas, que passaram de 66% para 68% de confiabilidade.

Confira o ranking:

Forças Armadas – 68%

Igreja Católica – 59%

Ministério Público – 50%

Grandes Empresas – 43%

Imprensa Escrita – 43%

Polícia – 36%

Emissoras de TV – 33%

Governo Federal – 29%

Justiça – 29%

Congresso Nacional – 19%

Partidos Politicos – 6%

O levantamento não ouviu cidadãos em Santa Catarina. Você concorda com o resultado?

Fonte: wp.clicrbs.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima