Quer aumentar as notas? Veja alguns bons truques para memorizar seus estudos

goo.gl/kzvr8v | Para os estudantes que estão focados em aumentar suas notas, não basta apenas estudar. É preciso, também, ter uma boa capacidade de memorização. Embora pareça difícil reter todo o conteúdo abordado em sala de aula, é possível unir ao útil ao agradável utilizando algumas técnicas de estudo que potencializam a capacidade de recordar os tópicos vistos. Se você está pensando em otimizar suas horas de estudo e melhorar a memória, não deixe de conferir as dicas a seguir:

1 – Leia em voz alta

Para confirmar se você entendeu mesmo o que está lendo, leia as passagens e, se possível, faça perguntas a si próprio. Dessa maneira, você aumenta seu potencial de assimilação e cria mais uma maneira de recordar a matéria, através do som – o que funciona perfeitamente para alunos auditivos.

2 – Grife e anote

Destacar passagens dos livros é muito importante, porém, não basta para fixar o conhecimento. Além de utilizar o marca texto, faça anotações durante a leitura. Certifique-se de que elas sejam claras e compreensíveis, para que também possam colaborar em sessões de estudo antes de provas, por exemplo.

3- Utilize vários sistemas

Quanto mais você se aprofundar em um conceito, mais fácil será compreendê-lo e gravá-lo. Por isso, o melhor a fazer é abordá-lo de múltiplas maneiras, assimilando conceitos interdisciplinares e associando-os com vários tópicos de diferentes matérias, algo que funcionaria muito bem, por exemplo, entre Matemática e Física ou Química e Biologia. A ideia é que, ao construir o conhecimento, ele se tornará mais consolidado.

4 – Use o sono ao seu favor

Dormir é fundamental para a consolidação do aprendizado, já que é durante o sono que o cérebro fixa as memórias do dia. Por isso, é uma boa ideia estudar antes de dormir – desde que você não esteja exausto – para que o aprendizado possa ser retido mais facilmente.

Fonte: Universia Brasil

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima