Abrindo um escritório? Veja uma lista com 6 dicas para uma administração impecável

goo.gl/IlhHYn | Especialmente no que diz respeito à administração do escritório, é mais que comum que advogados iniciantes se sintam um pouco perdidos, afinal de contas, esses profissionais foram preparados na graduação para cuidar quase que exclusivamente dos litígios e das questões jurídicas. Mas a verdade é que as atividades de gestão não são tão difíceis como se pode imaginar em um primeiro momento. Sabia que basicamente com um bom planejamento e o devido controle da gestão financeira fica bem mais fácil administrar qualquer novo negócio? Está abrindo um escritório e não sabe como realizar adequadamente o controle financeiro? Pois confira as dicas que separamos para você entender mais sobre administração de novos escritórios:

Faça um fluxo de caixa

Primeiramente, é fundamental que o advogado faça um fluxo de caixa, registrando e controlando entradas e saídas, com o objetivo de manter uma boa administração de seu escritório. Contando com essa ferramenta, o profissional ficará por dentro de todas as contas do escritório, o que tem que pagar, o que tem que receber, lançamentos futuros e quaisquer outras movimentações financeiras tanto de débito como de crédito.

Organize seus custos

Para organizar as finanças do escritório, é necessário saber direitinho para onde vão os recursos. Somente com essa análise financeira se torna possível perceber os gastos desnecessários e o que se pode fazer para evitá-los. Lembre-se de que, ao reduzir os custos que não valem a pena, o serviço se torna automaticamente mais eficiente, gerando como consequência uma maior eficácia na produtividade.

Diferencie as despesas

É muito importante fazer uma divisão das despesas pessoais que o advogado possui com os gastos do escritório. Só assim é possível saber como anda o retorno do seu estabelecimento jurídico. A desorganização e a mistura das despesas pessoais com as profissionais pode gerar uma confusão considerável, ocasionando problemas muitas vezes até irreversíveis para o escritório.

Precifique bem os serviços

Precificar um serviço é uma das partes mais importantes de qualquer negócio, mas muitos advogados recém-formados têm dúvidas quanto ao valor de seus honorários. Nesse sentido, uma boa dica é considerar os custos diretos e indiretos que fazem parte do serviço, juntamente com o tempo gasto para cumprir as tarefas de cada cliente. Realizar uma pesquisa com outros escritórios também ajuda ao oferecer parâmetros para comparar e ver se o valor que pretende cobrar pelo serviço está compatível com o praticado pelos demais concorrentes. Ao precificar da maneira certa, o fluxo constante de clientes é determinado, além do equilíbrio dos recursos no escritório.

Contrate um contador

Muitos jovens empreendedores pensam ser desnecessário contratar um contador para a análise dos fluxos financeiros, mas é, sim, muito importante contar com a ajuda desse tipo de profissional, que pode organizar as finanças e fazer um bom planejamento para o negócio. Exatamente com isso em mente, muitos escritórios já inclusive contam com funcionários que têm como especialidade a área contábil para analisarem com o devido gabarito a saúde financeira do negócio e saberem o que pode ser melhorado ou modificado.

Cuide da segurança dos dados

Perder informações e documentos importantes sobre processos e clientes pode ser um dos piores pesadelos de qualquer advogado. Dessa forma, é fundamental que todos esses dados sejam guardados com muita segurança. Para isso, uma boa dica é armazená-los na nuvem — sistema totalmente on-line — a fim de garantir mais segurança e não precisar se preocupar com antivírus ou soluções contra fraudes. Nesse caso, outra vantagem diz respeito à acessibilidade, já que o profissional passa a não precisar se deslocar até o escritório sempre que precisar buscar dados de um determinado processo ou cliente, podendo acessá-los de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet.

Fonte: Blog Juris Correspondente

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima