Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Veja o que você precisa realmente saber antes de abrir seu próprio escritório de advocacia

goo.gl/OwvykG | Para muitas pessoas, abrir um escritório de advocacia pode até parecer uma tarefa fácil, mas existem muitos detalhes dessa empreitada que advogados de início de carreira — e até alguns dos mais experientes — se esquecem. Por exemplo, será necessário adquirir habilidades de gerenciamento de equipes e das finanças do escritório e enfrentar os desafios de conseguir novos clientes, entre outras coisas. Que tal saber mais sobre esses e outros aspectos envolvidos em abrir um escritório de advocacia? Confira:

Conseguir novos clientes não é tarefa fácil

O mercado da advocacia é bastante tradicional, e pessoas físicas e jurídicas costumam se manter nos escritórios em que já são atendidas. Quebrar essas barreiras e tomar clientes da concorrência é uma tarefa difícil, principalmente para advogados iniciantes. Para contornar isso, é recomendável conseguir clientes por meio de indicações de amigos, colegas e parceiros de trabalho.

É preciso aprender a gerenciar equipes ao abrir um escritório de advocacia

Infelizmente, não se ensinam habilidades de administração de recursos humanos nas faculdades de Direito. Acabamos formando advogados que não sabem gerenciar projetos e equipes, e o resultado normalmente é um aprendizado que se dá na prática, entre erros e acertos. Procure ler sobre o tema e invista seu tempo estudando sobre administração.

Deve-se descobrir qual é o capital de giro necessário para manter o escritório inicialmente

A resposta para essa questão depende de vários fatores, especialmente do tamanho do escritório que você pretende abrir. É muito comum que advogados comecem seus escritórios com um porte menor, até que sua cartela de clientes esteja mais estabelecida e sólida. Para evitar dificuldades nessa área, faça um plano detalhado de negócios, estimando metas, objetivos, custos e rendimentos em curto, médio e longo prazo.

Investir em marketing é hoje imprescindível para escritórios de advocacia

Escritórios de advocacia precisam estar presentes nas redes sociais e em congressos, ter uma identidade visual, comunicar-se adequadamente com seus clientes, entre outras medidas de promoção e publicidade de seus serviços. Saiba mais sobre marketing jurídico e invista nessa importante ferramenta!

É preciso ter espírito empreendedor

Para abrir um escritório, é preciso também ter espírito empreendedor: ser capaz de tomar decisões difíceis e calcular custos e riscos. Você tem esse perfil? Faça um exercício de autoavaliação para verificar se você realmente tem vontade de empreender na advocacia.

É melhor se especializar em áreas da advocacia

Quanto mais especializado for seu escritório, melhor. Por mais que você atenda a áreas distintas do Direito, como Empresarial e Tributário, é importante que haja uma relação entre esses ramos para o cliente. Uma empresa, por exemplo, se interessaria mais em contratar os serviços de um escritório que oferecesse serviços nessas duas áreas do que somente em Direito Tributário. Pense no perfil do cliente que você quer atingir!

É necessário entender o mercado em que você pretende atuar

Reflita também sobre como é o mercado em que você pretende atuar. Há muitos escritórios nessa área? Quais são os clientes deles? Que tipo de serviços você precisa prestar para atender a essas demandas e se tornar competitivo? Assim como em qualquer outro empreendimento, você deve sempre pensar na concorrência e em como você poderá se destacar.

Fonte: Blog Juris Correspondente

1 comentários :

  1. Olá!

    Meu nome é Eliane Carreira, sou Advogada, tenho dedicado parte do meu tempo em montar um trabalho especificamente para ajudar os Advogados Iniciantes.

    Esta iniciativa deu-se por empatia, à enorme dificuldade que os jovens advogados tem enfrentado diante de incertezas, despreparo e até da insegurança para o desafio da profissão. O que, inclusive, também já percebo nos Estudantes de Direito que já estão pra se formar.

    Somando-se este preocupação, este trabalho que realizo, mais o entusiasmo que adquiri, criei o I CONADVIN – Primeiro Congresso Nacional dos Primeiros Passos do Advogado Iniciante que acontecerá do dia 25 a 31 de julho de 2016.

    As Inscrições serão por tempo limitado no site www.conadvin.com.br

    Estou tendo apoio de diversas pessoas e com isso, já temos inúmeros palestrantes confirmados com temas muito importantes para os Advogados Iniciantes. Veja no site do Congresso www.conadvin.com.br os palestrantes e seus temas.

    Meu desejo é de ser a ponte que faltava a esses profissionais que se sentem inseguros e despreparados para não desistirem da profissão, superem suas dificuldades e façam o seu melhor pelos seus clientes, lutando para que a justiça se faça na vida das pessoas.

    O Propósito do Congresso é: “Este Congresso ajudará muitos advogados iniciantes a superar todas as enormes dúvidas e dificuldades de início de carreira. E servirá como uma força, apoio e incentivo para mostrar que eles podem ser advogados apaixonados pelo que fazem, sem medos, sem incertezas e sem se sentirem inseguros, mas com coragem, ousadia, determinação e atitude.”

    O congresso será transmitido GRATUITAMENTE nos dias 25 à 31 de Julho pela internet a quantos possam interessar. Nossa meta é de chegarmos a 10.000 participantes e um resultado extraordinário será 75.000 expectadores online.

    Independente de qualquer número, meu propósito maior é transformar a vida de todos os expectadores através da experiência de profissionais reconhecidos.

    Grande abraço.
    Dra. Eliane Carreira (organizadora)
    www.conadvin.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo seu comentário!