Estudante, confira 11 excelentes dicas para elaboração da redação do Enem 2016

goo.gl/ziOdbd | É claro que é importante estar atento aos possíveis temas da redação do Enem 2016. Porém, de nada adianta conhecê-lo se você não sabe desenvolvê-lo. Pensando nisso, indicamos a seguir dicas para a elaboração da redação:

1. PROPOSTA E TEXTOS MOTIVADORES

Não se esqueça de ler com atenção a proposta de redação e os textos motivadores (os textos de apoio que aparecem antes da proposta). Desta maneira, você compreenderá bem o que está sendo solicitado e não fugirá do tema, evitando, portanto, que sua redação seja "zerada".

2. CRIATIVIDADE

Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores. Elas foram apresentadas apenas para despertar a sua criatividade e uma reflexão sobre o tema. Ou seja, crie argumentos novos, mostre que você sabe mais do que apenas copiar uma ideia já apresentada.

3. NÃO COPIE

Não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.

4. REFLEXÃO

Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais os argumentos que vai utilizar para defendê-lo.

5. REUNIR IDEIAS

Reúna todas as ideias que ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.

6. DESENVOLVER

Desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e articulada com o projeto do texto.

7. TÓPICO FRASAL

Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal. Ou seja, uma frase-chave, que deve ser o carro-chefe da ideia apresentada no parágrafo. É recomendado que você comece o parágrafo com o tópico frasal.

8. COERÊNCIA

Examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início ou fim. Ou seja, garanta que você defende os mesmos pontos apresentados no começo até o fim da redação.

9. CONHECIMENTO

Os corretores também querem conteúdo de você. Por isso, utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.

10. CLICHÊS

Evite falar o que tudo mundo já sabe. Não aposte em reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.

11. FUGA DO TEMA

Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ou parcial ao tema.

Fonte: Universia Brasil

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima