Procon divulga lista de 10 universidades com mais reclamações

Levantamento do Procon estadual de São Paulo mostra que, pelo segundo ano consecutivo, as universidades paulistas Grupo Uniesp e Anhanguera Educacional lideram o ranking das instituições de ensino superior com mais registros de reclamações na entidade. A Universidade Nove de Julho (Uninove) aparece em terceiro lugar.

Juntas, as três instituições respondem por cerca de 64% das reclamações gerais: 750 das 1.171 entre janeiro e setembro deste ano. Em relação a 2013, o número total apresentou aumento, com 42 casos a mais. Em quase metade dos casos (47%), o principal problema se refere a cobrança. Outras demandas recorrentes como o não fornecimento de documentos escolares, problemas com contrato e prestação de serviços totalizam 48% das reclamações. A média do índice de solução de problemas dessas universidades é de 73%.

O Grupo Uniesp apresentou 86% de índice de solução das reclamações, a Anhanguera Educacional 54% e Uninove 87%.

O Procon-SP orienta que o consumidor que tiver problemas deve entrar em contato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 151.

Confira, abaixo, o ranking divulgado pelo Procon-SP, com reclamações entre janeiro e setembro deste ano:

1º - Grupo Uniesp: 402 reclamações
2º - Anhanguera Educacional: 192 reclamações
3º - Universidade Nove de Julho (Uninove): 156 reclamações
4º - Universidade Anhembi Morumbi:124 reclamações
5º - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU): 74 reclamações
6º - Universidade Paulista (Unip): 61 reclamações
7º - Cruzeiro do Sul/ Unicid: 60 reclamações
8º - Universidade Estácio de Sá: 39 reclamações
9º - Universidade Santo Amaro (Unisa): 35 reclamações
10º - Faculdade Sumaré: 28 reclamações

Em nota, a Anhanguera Educacional afirmou que o número de reclamações (192) registradas pelo Procon representa menos de 0,04% do total de 462 mil alunos da instituição. "A Anhanguera ressalta ainda que o relacionamento com o aluno é uma das suas prioridades – com atuação nacional em 24 estados, além do Distrito Federal, mais de 2,4 milhões atendimentos foram realizados nos canais de relacionamento com o aluno até outubro/2014", diz a nota.

A Uniesp justificou que "lidera proporcionalmente o ranking de problemas porque, pelo índice percentual, atende a um número maior de instituições de ensino, já que as reclamações atingem um grande número de faculdades integrantes do grupo. "Vale ressaltar que a Uniesp representa, no Estado de São Paulo, 86 IES, sobre as quais recaíram 402 reclamações – ou, em média, apenas 0,51 reclamação mensal por unidade." A universidade lembrou também é que "vice-líder na soluções de problemas."

A Uninove afirmou que o número de 156 reclamações significa uma "baixa representatividade diante um universo de 170 mil alunos no Estado de São Paulo" e que houve uma melhoria de 8 pontos percentuais no índice de solução em relação ao ranking do ano passado, "posicionando a Uninove como a que possui o melhor índice de solução dentre todas as instituições de ensino no Estado de São Paulo, com 87% dos casos solucionados."

A Universidade Estácio de Sá informou que "ao comparar o número de alunos da instituição com a quantidade de reclamações registradas no Procon SP, podemos afirmar que o percentual de queixas corresponde a cerca de 0,01% da nossa base total de alunos (cerca de 400 mil em mais de 82 unidades)."

Fonte: g1.globo.com
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