Em decisão inédita no Brasil, menino com dois sexos ganha novo registro na Justiça

goo.gl/cgQrnY | Em decisão inédita no Brasil, a Justiça concedeu a uma criança que nasceu com dois sexos o direito a uma nova certidão de nascimento. O garoto, que foi tratado como menina até os dois anos, reside em Rio Branco, no Acre.

Ao portal G1, a mãe relatou que, durante a gravidez, os exames apontavam ser uma menina — fato confirmado pelos enfermeiros da maternidade quando o bebê nasceu. No entanto, na primeira vez em que viu o filho sem roupa, a mãe ficou confusa por acreditar se tratar de um garoto.

Filha de uma dona de casa, durante dois anos a criança foi criada como menina: cabelos longos, vestidos, bonecas de presente e decorado em quarto cor-de-rosa eram parte de sua rotina. Mas o comportamento, ainda segundo a mãe, não era de uma garota e sim de um menino.

Confusa, a mãe acionou médicos e geneticistas para solucionar a questão. Descobriram se tratar de um caso de interesexo, que é quando os dois órgãos sexuais estão presentes. No exame cariótipo, que avalia a estrutura da célula, e cujo resultado só pôde ser acessado pela família em outubro do ano passado, a quantidade de cromossomos indicava ser um menino.

Desde então, a dona de casa tentava alterar o nome da criança na Justiça. O caso passou a ser acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB-AC), que, por meio da Comissão de Diversidade Sexual, conseguiu uma liminar para alterar o registro em cartório.

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Fonte: br.noticias.yahoo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima