"O primeiro passo para a aprovação na OAB é escolher a matéria certa para a segunda fase".

Via @papodeoabeiro | Poucos são os OABeiros que se dedicam a refletir sobre qual matéria escolher para a segunda fase do Exame antes de se inscrever. Na verdade, a maioria nem sabe que essa escolha deve ser feita no ato da inscrição.

Diante da abertura do edital, que acontecerá amanhã, ficam todos ansiosos na busca por métodos e materiais que os auxiliem na jornada da aprovação na primeira fase, mas esquecem que podem nadar, nadar e morrer na praia caso não passem na segunda fase.

Nesse sentido, a advogada e professora afirma: "Para passar na segunda fase, meus caros, é necessário ter escolhido a matéria certa. Deixem então eu contar como acertei na minha escolha: enquanto via vários colegas escolhendo a matéria da segunda fase sem qualquer reflexão, eu analisei quatro critérios para fazer minha escolha. Deu certo! Passei de primeira e hoje, além de estar advogando, desenvolvi um método enxuto e muito eficaz para aqueles que farão Direito Civil.”

Para a escolha, que não poderia ter sido mais acertada, a advogada partiu de quatro critérios que foram compartilhados com o Amo Direito e que também serão abordados, mais detalhadamente, em uma live no seu instagram, nesta sexta-feira, 10/12, às 20h, mas também aqui neste artigo: 

1º critério:

Facilidade - qual foi a matéria que você teve melhor desempenho ao longo da graduação?

2º critério:

Experiência - qual foi a matéria que ao longo dos seus estágios você teve algum contato a ponto de não estar começando os estudos do absoluto zero?

3º critério:

Afinidade - qual a matéria que você tem prazer em estudar, que você poderia passar horas e horas debruçado sobre o conteúdo sem se sentir arrastando correntes?

4º critério:

Utilidade - qual a matéria será útil para a sua advocacia, em que área você pretende atuar e que, portanto, todo estudo a esse respeito será extremamente valioso na sua prática profissional?

“Esses são os critérios que eu aconselho que vocês usem, afinal, o Exame de segunda fase da OAB é chamado prático-profissional não é atoa. Não basta só gostar da matéria, o ideal é que, além de ser a sua preferida, seja a matéria na qual você já joga mais solto, tenha alguma noção da prática jurídica e que, de quebra, te ajude a iniciar na advocacia com alguma bagagem.”

Isso, inclusive, é o que a mentora de oabeiros costuma dizer aos seus alunos: cada enunciado de questão, cada enunciado de peça, é como se fosse um cliente sentado na mesa do seu escritório. Estudar com essa perspectiva faz com que você extraia dessa jornada uma experiência prática e aplicada riquíssima, que só se adquire no dia a dia, através dos anos.

Agora, atenção total!

Tem três critérios que são comumente considerados pelos OABeiros na hora da escolha mas que, no entanto, a advogada afirma que jamais devem ser usados: 

1 - a opinião dos amigos, com base nas experiências pessoais deles;

2 - as estatísticas que mostram quais as áreas mais aprovam;

3 - a ideia equivocada que essa ou aquela matéria tem menos peças.

“Afinal, como sempre afirmo, Direito Civil, por exemplo, tem uma estrutura só de peça, as pessoas não acreditam de cara e quando começam a ver de perto meu trabalho no @papodeoabeiro ficam chocadas que, de fato, é verdade. Há necessidade de se pensar estrategicamente, de se conhecer o inimigo e o campo de batalha antes. E isso já começa no ato de inscrição”, afirma Marcelle.

Mas que tal vocês aprofundarem um pouco mais nisso? A professora e advogada tem, ainda, uma forma de você tirar a prova no caso de, mesmo usando esses critérios, ficar em dúvida entre duas ou três matérias. Na sexta-feira, 10/12, às 20h, ela vai ajudá-los a pensar sobre isso para que possam tomar essa decisão com consciência. 

“Estejam na live que farei, especialmente para bater um papo com os oabeiros, antes de se inscreverem, aqui no meu instagram. Até lá!”

Dra. Marcelle Sant’Ana é advogada, aprovada de primeira no Exame da OAB, idealizadora do Instagram @papodeoabeiro, especialista no exame de segunda fase em Direito Civil e mentora de oabeiros.


0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima