O que caracteriza fraude no sistema de cotas raciais?

Por @agnaldobastosadvocacia | Após ser acusado de fraude nas cotas do concurso público, é essencial que você conheça os seus direitos e saiba o que deve fazer. Acompanhe agora todos os detalhes.

É de conhecimento geral que a desigualdade social no Brasil está associada as diferentes oportunidades oferecidas a negros e brancos.

Ainda hoje, em pleno século XXI, as pessoas negras e pardas sofrem prejuízos em razão do racismo, da discriminação e, até mesmo, da escravidão.

Nesse sentido, pesquisas mostram que desde o nascimento os negros têm menos oportunidades que os brancos.

Assim, considerando que o objetivo da República, trazido pela Constituição Federal de 1988, é erradicar a pobreza, promover o bem de todos e reduzir as diferenças, criou-se o sistema de cotas em concursos públicos e vestibulares.

No entanto, é possível que pessoas mal-intencionadas tentem fraudar o sistema de cotas para obterem vantagens indevidas.

Contudo, também é possível que uma pessoa seja indevidamente acusada de fraude no sistema de cotas. Você sabe o que fazer após isso acontecer com você? Entenda agora.

O que são cotas raciais?

Com o passar do tempo, o Governo percebeu que pessoas negras e pardas eram as maiores vítimas da desigualdade social no país.

Em razão disso, foram implementadas políticas públicas, como as cotas raciais, para tentar amenizar a desigualdade dessas minorias que, historicamente, sofreram preconceitos.

Por isso, as cotas raciais são um instrumento de inclusão social, que beneficia negros e pardos, oferecendo mais facilidades em vestibulares ou concursos públicos.

Através desse sistema, uma parcela das vagas oferecidas são reservadas aos pretos e pardos, como se fosse uma compensação pelo sofrimento histórico dessas etnias. 

Dessa maneira, é como se elas concorressem duas vezes no mesmo concurso: pelo sistema de cotas e na ampla concorrência.

O que a lei diz sobre isso?

A Constituição Federal diz que erradicar a pobreza, diminuir as desigualdades sociais e promover o bem de todos, sem preconceitos de raça, são alguns dos objetivos da República Federativa do Brasil.

Com base nisso, foi criada a Lei de Cotas Raciais para Concursos Públicos que reserva aos negros 20% dos cargos e empregos públicos oferecidos através de concursos públicos para provimento de vagas efetivas.

Nessa lei, estão presentes várias regras relacionadas à promoção da Justiça Social e os instrumentos de inclusão concedidos à população negra.

Além disso, é definido na lei que a reserva de vagas é obrigatória quando o número de vagas oferecidas for igual ou superior a três.

Como funciona o sistema de cotas em concursos públicos?

A lei prevê a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para os negros para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

Essa reserva de vagas deve ser expressa nos editais, documento que tem a especificação da quantidade de vagas a cada cargo ou emprego público.

Para concorrer pelo sistema de cotas, é necessário que o candidato se autodeclare preto ou pardo no ato da inscrição, conforme o quesito de cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística (IBGE).

Assim, o candidato que se autodeclarar preto ou pardo concorrerá, ao mesmo tempo, pelo sistema de cotas raciais e em ampla concorrência.

Contudo, os negros aprovados nas vagas de ampla concorrência não serão computados para o preenchimento das vagas reservadas.

Além de tudo, caso haja desistência de um negro aprovado para ocupar as vagas reservadas, sua vaga será concedida ao negro posteriormente classificado.

Acesse aqui mais detalhes sobre as cotas raciais em concursos públicos

O que caracteriza fraude no sistema de cotas raciais?

Para concorrer às vagas reservadas aos negros e pardos você precisa estar apto, devendo também fazer uma autodeclaração racial no momento da inscrição.

Para evitar eventuais fraudes, o governo criou um processo de identificação complementar dos candidatos que desejam concorrer pelo sistema de cotas.

O processo é bem simples!

No primeiro momento, o candidato se autodeclara negro ou pardo

O segundo momento consiste numa identificação complementar, realizada por uma comissão formada por pessoas com experiência no ativismo negro.

Caso a comissão entenda que o candidato não preenche os requisitos e utilizou de mecanismos ilícitos para fraudar o sistema de cotas, ele será eliminado do concurso.

Além disso, se o candidato tiver sido nomeado, sua admissão ao serviço ou emprego público será anulada.

No entanto, isso só ocorrerá após um procedimento administrativo em que o candidato acusado de fraude poderá se defender.

Fraude no sistema de cotas é crime?

Como comentei acima, após a instauração do procedimento administrativo, se for comprovado que houve fraude, o candidato será eliminado do concurso público ou, ainda, será demitido se tiver sido efetivado.

Apesar disso, o Código Penal não possui previsão de que fraudar o sistema de cotas seja crime.

Mas isso não significa que a fraude ficará sem consequências, pois, dependendo do caso, poderá ser considerado falsidade ideológica e o candidato ficará sujeito a um processo criminal.

É importante que você saiba que inserir declaração falsa em documento público ou particular, visando alterar a verdade sobre um fato, é falsidade ideológica. Portanto, trata-se de um crime.

O que fazer ao ser acusado por fraude no sistema de cotas do concurso público?

Caso você tenha concorrido a um cargo ou emprego em concurso público, através do sistema de cotas raciais, mas enfrenta processo por fraude de cotas, é importante que você:

1. junte todos os documentos que demonstrem sua condição de negro ou pardo, comprovando que você tinha direito à vaga através do sistema de cotas;

2. procure um advogado especialista em concursos e servidores para te orientar, inclusive durante o procedimento administrativo. Um especialista poderá te ajudar a solucionar o problema de maneira mais rápida e segura;

3. mantenha a calma, porque uma acusação não significa que você será condenado. Afinal de contas, podem ocorrer acusações indevidas.

De forma resumida, não se precipite, mantenha a calma e procure um advogado com experiência e qualificação para lhe prestar auxílio.

Conclusão

As cotas raciais são essenciais para amenizar os prejuízos causados à população negra e parda. 

Contudo, os procedimentos criados para verificação e validação da autodeclaração dos candidatos não são eficientes. Por isso, não é incomum que erros aconteçam.

Em uma situação como essa, é preciso que você haja com inteligência, mantenha a calma, e procure um advogado qualificado para lhe orientar acerca da melhor estratégia a ser utilizada.

_______________________________________________________________________

Agnaldo Bastos, advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Fonte: concursos.adv.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima