O que um bacharel em Direito pode fazer sem OAB? Leia e confira.

Via @creditopravaler | Todos os estudantes do curso de Direito, um dos mais reconhecidos e de maior destaque da área de Humanas, chegam ao final da graduação como profissionais com bacharel em Direito.

No entanto, nem todos os estudantes da graduação em Direito podem ser chamados de advogados. Afinal, é preciso ter a aprovação obtida na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Você tem dúvidas sobre as diferenças entre um bacharel em Direito e um profissional de advocacia com a validação da OAB? Então, continue acompanhando este artigo e saiba como o recém-formado sem o Exame da Ordem poderá atuar no mercado de trabalho dessa área.

O que significa bacharel em Direito?

São centenas os estudantes da graduação que têm curiosidade para saber mais sobre o que significa bacharel em Direito, e como podem atuar na área. O primeiro ponto a ser entendido sobre essa questão é que o bacharel em Direito é o estudante que se formou neste curso, mas que ainda não tem ou não passou no Exame da Ordem dos Advogados.

Por não ter a aprovação da OAB, o profissional não pode atuar diretamente com advocacia, mas consegue encontrar outras diversas áreas tão interessantes quanto para trabalhar ao longo de sua carreira jurídica.

Além disso, há quem se interesse e que deseja seguir em outras carreiras dessa grande área e que não tem vontade de advogar. Essas pessoas podem encontrar diversas possibilidades de praticarem a profissão.

Um bacharel em Direito é advogado?

Uma das principais perguntas que são feitas nessa situação é se um bacharel em Direito é advogado. Pois bem, saiba que não. Afinal, ele ainda não recebeu a aprovação e a validação conquistada apenas ao prestar e passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil, estando impedido de atuar como advogado.

A graduação em Direito não garante que o estudante seja diretamente um advogado, mas todo advogado é obrigatoriamente um bacharel em Direito.

Vagas de emprego para bacharel em Direito

O mercado de trabalho é repleto de emprego para bacharel em Direito, visto que esses profissionais têm todos os conhecimentos e as habilidades aprendidas durante os seis anos de graduação, como fundamentos sobre as principais leis do país, por exemplo. Quer ver quais são as principais? Olha só!

Concursos para bacharel em Direito

Atualmente, existem vários concursos para bacharel em Direito. As principais vagas em concursos públicos nos quais os formandos nesta graduação podem se inscrever são as seguintes: Procurador, Juiz, Delegado de Polícia, Defensor Público, Advogado Geral da União, Magistrado, entre outros.

Os concursos públicos para quem é bacharel em Direito são concorridos porque muitos deles não necessitam da carteira da OAB para poderem ser prestados. Dessa forma, quanto mais estudos, dedicação e conhecimento sobre essa avaliação, melhor será para conseguir a sua vaga na carreira.

Bacharel em Direito como assistente jurídico

Outra reconhecida possibilidade de atuação de um bacharel em Direito é trabalhar como assistente jurídico. Pode-se dizer que essa carreira é como uma espécie de estágio para quem já é formado na graduação, já que as responsabilidades desse cargo são de auxiliar o advogado em diferentes trabalhos.

Se você quer ser advogado, mas ainda não conseguiu a aprovação do Exame da Ordem, atuar como assistente jurídico é uma maneira de estar presente em escritórios de advocacia e desenvolver experiência prática na carreira.

Bacharel em Direito como correspondente jurídico

Você quer saber outra alternativa de o que pode fazer um bacharel em Direito? Saiba que também existe um volumoso número de vagas para a atuação como correspondente jurídico.

Nesse cargo, o principal papel também será de auxiliar os advogados, mas com a diferença de ser apenas em funções e responsabilidades administrativas, como encaminhar processos, a realização de protocolos, tirar cópias e outras atividades.

Bacharel em Direito como professor

Outra dúvida bastante comum é se bacharel em Direito pode dar aula. No entanto, para isso é necessário voltar aos estudos e investir em uma especialização profissional, como um mestrado ou um doutorado.

Após concluir a pós-graduação em Direito, será possível estar à frente do ensino de centenas de estudantes de Direito em sala de aula e compartilhar os seus conhecimentos com esses novos profissionais. Isso pode ser feito em diferentes áreas do Direito, como Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Empresarial, Direito Penal e outros.

Por fim, os bacharéis em Direito também encontram vagas para serem professores de cursos preparatórios para concursos públicos.

Fonte: pravaler.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima