“É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. O país precisa de justiça, não de romantização do tráfico”, escreveu.
Nesta sexta-feira (24), Lula comentou sobre as ações do governo dos Estados Unidos ao tráfico internacional e disse que os narcotraficantes são vítimas dos usuários de drogas.
A fala do petista, que está na Indonésia, foi feita após ser questionado sobre a comparação que o presidente Donald Trump fez dos cartéis latinos ao Estado Islâmico.
“Toda vez que a gente fala em combater drogas, possivelmente era mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vitimas dos usuários também”, disse.
E continuou: “Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”, completou.
Traficantes são vítimas”, diz Lula.
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) October 24, 2025
É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas.
Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado.
Talvez na cabeça do descondenado, o traficante… pic.twitter.com/OQFid3Q6t3
A declaração do petista também repercutiu entre outros parlamentares. O deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES) disse que a postura de Lula é um “desrespeito às forças de segurança e a todos que perderam entes queridos para o crime”.
“O Brasil precisa de liderança com coragem para enfrentar bandidos, não de um presidente que passa pano para eles”, completou.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) considerou o discurso do presidente “perigoso” e que enfraquece a segurança e valores.
Enquanto Lula chama narcotraficantes de “vítimas” e Gustavo Petro os trata como “trabalhadores do tráfico, nós, brasileiros de bem, seguimos pagando o preço da violência das drogas.
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) October 24, 2025
É inacreditável ver a esquerda romantizando o crime e invertendo a lógica da responsabilidade.
O…
“Enquanto Lula chama narcotraficantes de “vítimas” e Gustavo Petro os trata como “trabalhadores do tráfico, nós, brasileiros de bem, seguimos pagando o preço da violência das drogas. É inacreditável ver a esquerda romantizando o crime e invertendo a lógica da responsabilidade”, escreveu.
Parlamentares como Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ) também criticaram a fala. “No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”, disse Nikolas.
Flávio Bolsonaro
O senador Flávio Bolsonaro também usou as redes sociais para criticar a fala de Lula.
“Lula trata o traficante como vítima. É uma atrocidade disfarçada de loucura. O Brasil não aguenta mais a esquerda!”, escreveu o parlamentar.
Antes, o senador havia criticado também as ações do Estado no combate as drogas e narcotráfico. Na fala, o parlamentar se mostrou “revoltado” com a “defesa de traficantes”.
A publicação foi feita após ele sugerir ao secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, que “ajudasse” o Brasil no combate ao tráfico de drogas pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
“Eu fico revoltado com essa defesa de traficantes, porque eu sei que é o dinheiro desses caras que é usado para comprar a pistola que vai apontar para a nossa cabeça no sinal de trânsito. É esse dinheiro que é usado para comprar os fuzis que matam nossos policiais, que impõe uma lei paralela em várias comunidades no Brasil inteiro”, disse.Vamos falar sobre como combater traficantes do jeito certo? Ou você é a favor do modo esquerdista de aliviar e incentivar a bandidagem?
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) October 24, 2025
O que você acha? Diga aí nos comentários 👇 pic.twitter.com/b9olULuF33
Retratação
O petista se justificou nas redes sociais, afirmando que fez uma “frase mal colocada”. Ao pontuar que “mais importante do que as palavras são as ações”, Lula citou medidas implementadas pelo governo federal no âmbito da segurança pública.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, diz a postagem no perfil de Lula.
