O caso ganhou repercussão após Flávio da Silva Maximiano Júnior questionar na Justiça a sentença que encerrou sua adoção quando ele já era maior de idade. O jovem busca reverter a decisão e recuperar direitos decorrentes da filiação adotiva.
Segundo a advogada que representa Lilian Regina Terres Moroso e Sônia Moroso Terres, as duas não desejavam o rompimento da relação familiar e tentaram convencer Flávio a desistir da ideia.
"As mães nunca concordaram. As mães imploraram, pediram, choraram, fizeram de tudo para dissuadir o Flávio dessa decisão. Mas não teve jeito", afirmou a advogada em entrevista ao Fantástico.
Ainda de acordo com a defesa, a concordância das mães com o pedido ocorreu porque Flávio já havia atingido a maioridade e estava decidido a deixar a família.
"Um homem adulto tomou essa decisão e elas não tiveram o que fazer", disse a representante legal.
A advogada sustenta que as mães sentiram a saída do filho como uma perda familiar.
"Com aquela sensação de mães que perderam o filho, elas tiveram que concordar", afirmou.
![]() |
| Jovem questiona 'desadoção' na Justiça após perder sobrenome de mães — Foto: Reprodução/TV Globo |
Apesar da disputa judicial em andamento, a defesa afirma que o vínculo afetivo nunca foi rompido por parte das mães adotivas.
Questionada sobre a possibilidade de uma reaproximação, a advogada respondeu que Flávio seria recebido novamente pela família.
"Com certeza absoluta", afirmou. "O coração delas é de mãe."
Caso segue na Justiça
Flávio contesta judicialmente a sentença que desfez a adoção. Por meio de seu advogado, ele argumenta que o processo ocorreu sem audiência ou estudo psicossocial e busca o restabelecimento dos direitos decorrentes da filiação adotiva.
O Ministério Público de Santa Catarina afirmou que o caso criou uma espécie de "divórcio filial", situação não prevista na legislação brasileira. Já o Tribunal de Justiça do estado informou que o assunto está sendo tratado nas esferas administrativa e judicial.
Por Fantástico
Fonte: g1

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/Z/T/W7rRLJR1uC1bdvnbv4DQ/captura-de-tela-2026-06-08-072425.jpg)