Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Por que vale a pena entrar para uma sociedade de advogados (vantagens e desvantagens)

goo.gl/D5CtQO | Muitos estudantes de Direito ou advogados recém-formados perguntam-se se vale a pena entrar para uma sociedade de advogados. Há várias vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas, como a divisão dos gastos e os possíveis prejuízos. Descubra abaixo a resposta para essa pergunta!

Vantagens da sociedade de advogados

A sociedade é capaz de reunir conhecimento e a experiência de vários advogados, o que apresenta uma grande vantagem em relação ao trabalho autônomo. Veja a seguir sobre esse e outros benefícios dessa forma de trabalho:

Força de trabalho, ampliação da área de atuação, rentabilidade e celeridade na prestação de serviços

Um advogado que trabalha por conta própria tem como limitação a sua força de trabalho. Nesse sentido, poderá oferecer seus trabalhos no limite da sua capacidade laboral, no prazo em que será capaz de finalizá-los. Também deverá se ater somente às áreas e matérias de Direito de sua especialidade.

Com a sociedade de advogados, sua força de trabalho e sua experiência profissional serão somados à força e à experiência dos demais sócios. Quanto mais pessoas trabalhando, mais força de trabalho e celeridade na prestação de serviços, e maior possibilidade de crescimento e expansão de atuação no meio jurídico.

Diretamente proporcional ao aumento da força de trabalho está a rentabilidade da sociedade. Mais advogados trabalhando significa maior rendimento e, consequentemente, mais lucros para o escritório.

Figura da sociedade como ferramenta de marketing

A sociedade de advogados traz um caráter de credibilidade ao público geral. Através do desenvolvimento do marketing da sociedade, da organização do espaço do escritório e da apresentação como um grupo de advogados, será possível passar segurança e expertise aos clientes.

Ademais, o cliente terá a impressão — correta — de que está contratando um advogado que trará consigo outros advogados que trabalham com ele, ou seja, sentirá confiança ao saber que poderá recorrer a mais de um profissional.

Participação nos lucros

Os sócios devem, obrigatoriamente, participar dos lucros provenientes da sociedade da qual fazem parte. Desse modo, uma das vantagens de entrar para uma sociedade de advogados é ter a possibilidade de receber, além dos honorários pelos processos representados, uma parcela dos lucros da sociedade, de acordo com a sua quota de participação conforme Contrato Social.

Alguns pontos a se pensar

Alta tributação e participação nas perdas são algumas das desvantagens encontradas pelos sócios ao entrar para uma sociedade de advogados. Estes são pontos que devem ser analisados e pensados previamente.

A sociedade limitada, que é o modelo mais adotado pelos escritórios, apresenta uma alta carga tributária, por exemplo. Ademais, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) cobra anuidade extra para as sociedades de advogados.

Cabe ressaltar, ainda, que os sócios participam, necessariamente, das perdas da sociedade. Por isso, é importante que estes aspectos financeiros sejam bem avaliados pelo advogado que está pensando em entrar ou abrir uma sociedade de advogados.

Dicas para entrar para uma sociedade de advogados

A palavra de ordem quando se fala em qualquer tipo de sociedade é planejamento. Ele é essencial para definir a formatação e as regras básicas desse negócio jurídico.

Em primeiro lugar, é necessário definir um sócio para a sociedade. É preciso verificar a afeição entre os envolvidos, a experiência do possível sócio e qual será a contribuição que ele poderá trazer para o seu trabalho.

Definidos os sócios ou o sócio da sociedade, é necessário estabelecer as regras pelas quais ela se regerá, não só de formatação, como também de distribuição de tarefas e responsabilidades dentro do escritório. Tudo devidamente formalizado através de um contrato social e atas de reuniões entre os sócios.

É importante analisar, ainda, o local onde será localizado o escritório e as áreas de atuação nas quais o mesmo atenderá.

Fonte: Blog Juris Correspondente

Nenhum comentário :

Agradecemos pelo seu comentário!