Apresentador Luciano Huck perde briga para proibir acesso público a praia 'particular'

goo.gl/kc2FEt | Em 2011, a juíza da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, Maria de Lourdes Coutinho Tavares, condenou o apresentador Luciano Huck a pagar R$ 40 mil por cercar com boias e redes a faixa costeira ao longo de sua mansão na Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro, sem autorização ambiental. O global alegou apenas que o fizera "sob o propósito de exercício futuro de atividade de maricultura".

Na sentença, a juíza alegou que "a motivação da colocação do cerco é outra que não a atividade de criar mariscos, ou seja, a maricultura seria um pretexto para legitimar a pretensão não acolhida pela lei, de apoderamento de bem de uso comum do povo". Ou seja, o chamado bom mocismo típico da classe média não queria que ninguém tivesse acesso a "sua" praia particular.

A juíza determinou ainda que Huck retirasse as boias e pagasse indenização por danos materiais e imateriais, além de multa diária caso descumprisse a decisão. Inconformado com a sentença, Luciano Huck recorreu e, em segunda instância, foi novamente condenado.

O apresentador recorreu então ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), por achar, segundo declarou, muito alto o valor da multa aplicada.  Brigou durante sete anos na Justiça para tentar escapar da multa ambiental.

Sem sucesso. Na quinta-feira (16), o Ministério Público Federal (MPF) exigiu que o apresentador da TV Globo pague multa de R$ 40 mil.

Em manifestação ao STJ, a Procuradoria Regional da República da 2ª Região defende a rejeição do recurso de Huck por tratar-se apenas de "medida de inconformismo, caracterizando mera insatisfação do réu com a sentença".

Essa não foi a primeira vez que Huck já foi acionado na Justiça por chamar de seu o que é patrimônio público e ambiental. Em 2006, ele foi denunciado pelo MPF porque sua mansão na Ilha das Palmeiras foi construída sobre um espelho-d’água cercado por rochas e por ter erguido um muro com cerca de dez metros de altura. Ele também mandou fazer diques para a formação de uma praia artificial. No entanto, conseguiu escapar da Justiça, alegando que a construção original, de 1971, foi concluída antes da entrada em vigor da legislação atual, e que ele apenas reformara a casa que lá já estava.

Em junho de 2009, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB/RJ) liberou as regras para construções em áreas de preservação ambiental em Angra e outras regiões do estado. O decreto, de número 41.921, ficou conhecido como "Lei Luciano Huck", porque teria sido feito para beneficiar o apresentador da Globo.

Por Helena Sthephanowitz
Fonte: redebrasilatual

5/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Não importa que a casa é dele, pois de todo mundo começar a querer se apoderar de um pedaço de praia ou leito de rio vai virar uma zona. Ele não pode tem o direito que ninguém tem, só porque tem dinheiro, trabalha na globo e é uma celebridade. Vou cercar minha calçada para não passar ninguém, posso?

    ResponderExcluir
  2. Well written post, in this post you are moving a very important problem.

    ResponderExcluir
  3. E triste esse pais permitir esse tipo de coisa, ele devia ter vergonha pois passa uma imagem de menino bom, mas, na verdade é mais um aproveitador, por ter grana, vai cair junto com a globo...

    ResponderExcluir
  4. Imagina pessoas que um dia quis insinuar que salvaria o Brasil, ou seja, pior do que os já estão eleitos, imagina se realmente um dia ganha uma eleição, vai achar que tem direito ao Planalto!!! E tudo isso com a maior cara de pau!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima