O relógio do corpo - saiba qual o melhor horário para cada atividade durante todo o seu dia

goo.gl/euFEig | Sabia que existe o melhor horário para dormir, acordar, fazer sexo, estudar, ir ao dentista e praticar exercícios físicos?. A natureza é tão perfeita que programou o nosso corpo para que ele funcionasse com a precisão de um relógio suíço.

Infelizmente, o ser humano, desinformado em relação ao próprio corpo e sob pressões externas, como estudo e trabalho, força a desprogramação desse perfeito relógio.

E o resultado são as doenças e o precoce desgaste físico.

Mostramos a seguir como funciona o relógio do organismo e convidamos você a tentar a respeitar os ciclos dele, o que lhe proporcionará ganhos na qualidade de vida.

Das 7h às 9h

7h

A partir das 6h, o corpo produz um hormônio, o cortisol.

Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Faixa horária ideal para acordar com facilidade. Voltar a dormir é um erro.

7h22

Programe o despertador para este horário. Especialistas acreditam que o organismo fica pronto para acordar após sete ou oito horas de sono. No entanto, pesquisas da Universidade de Westminster descobrira que pessoas que despertam entre 5h 22min e 7h 21min têm uma concentração maior do hormônio de estresse no sangue, independente do horário que foram dormir e isso aumenta o risco de paradas cardíacas.

7h30

Fazer sexo às 7h30 produz substâncias no organismo que garantem um bom início de dia.

Faça amor. O corpo produz uma onda de hormônios sexuais e adrenalina para a pessoa começar bem o dia. Um estudo na Itália descobriu que neste horário os casais têm mais chances de chegar ao orgasmo.

8h10min

Tome café da manhã. A melhor coisa é tomar o café da manhã cerca de uma hora depois de acordar, segundo cientistas da Austrália. "O apetite está em alta neste horário", explicou o pesquisador Brett Harper. Antes disso, o estômago não está pronto para a digestão e absorção.

9h

A endorfina, um analgésico natural, tem sua produção intensificada a partir das 9 horas, sendo este ehorário excelente para estimular o corpo (ginástica ou exercícios físicos)

Das 9h às 10h

9h

A taxa de serotonina está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Boa hora para ir ao dentista: as endorfinas, em alta nesse horário, são anestésicos naturais.

Execute tarefas difíceis. As pessoas estão no estado mais alerta entre a primeira e segunda hora após acordar, segundo pesquisas.

Este momento é quando os níveis de estresse e de açúcar no sangue estão mais altos. Por isso, a pessoa tem energia para lidar com situações de dificuldade, de acordo com o professor Simon Folkard, da Universidade de Wales.

10h

A serotonina (hormônio do prazer/ neurotransmissor) é produzida por volta das 10 horas.

Ela é chamada de hormônio do prazer porque aumenta a libido e a disposição física e mental. A serotonina atua em conjunto com a endorfina, ainda dentro do horário desta, potencializando-a. Este, portanto, é o horário ideal para se fazerem tratamentos médicos, dentários ou outros, pois esses dois hormônios atuam como anestésicos.

Das 10 às 12h

10h

O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo

está mais ativa. Momento para refletir, discutir ideias e encontrar inspiração.

10h30

Coma algo. O ideal é estabilizar a queda de energia com um lanche rápido. Comer várias vezes ao dia ajuda o corpo a funcionar de forma mais eficiente do que se concentrar a alimentação em apenas três refeições diárias.

Cérebro em velocidade máxima Entre as 10h e as 12 horas, cessa o efeito da endorfina. Mais ativo e rápido, o cérebro raciocina melhor, memoriza, reflete, cria e se inspira em velocidade máxima, ficando mais atento a tudo. Ótimo horário para estudar, discutir e resolver assuntos ligados ao trabalho ou situações importantes, pois sua lucidez e calma estão em alta.

Das 13h às 14h

13h

Almoce. Os processos de digestão funcionam a todo vapor neste horário.

14h

Tome chá ou muito pouco café, pois, neste horário, o corpo perde energia. Apenas a esta hora do dia, a cafeína é indicada em doses adequadas

Adrenalina 

É entre as 13 e as 14 horas que há diminuição da liberação do hormônio da atenção - a adrenalina. A moleza de depois do almoço, portanto, não se deve só à digestão, mas também a uma queda dos níveis de adrenalina, o que desacelera o ritmo cardíaco.

É por isso que, depois do almoço, alguns indivíduos ficam sonolentos.

A sugestão nesse caso é um cochilo leve de 20 minutos, que fará retornar a boa disposição para a tarde que se aproxima.

Das 15h às 17h

15h

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

16h

Para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e evitar comidas em exagero no início da noite, tome um iogurte às 16h.

O ideal são iogurtes com baixo índice de açúcar e gordura.

17h

Exercite-se. Pesquisas na Califórnia descobriram que a hora melhor para a coordenação dos movimentos é às 17h. Neste horário, o hormônio do estresse - que pode danificar o sistema imunológico - está mais baixo. E assim você pode se beneficiar ainda mais da elevação da adrenalina proporcionada pela atividade física.

Das 18h às 21h

18h

O organismo fica mais vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono a partir das 18 horas. Convém evitar os engarrafamentos. Nesse horário, a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem novo pico.

Às 18 horas, você está no seu mais forte em termos físicos.

O melhor tempo para o treinamento de força é no horário das 6 da noite, de acordo com estudos de cronobiologia, pois seus músculos estão com mais resistência no início da noite.

A temperatura do corpo é maior às 4 horas da tarde. Isso significa que o metabolismo do corpo está sendo elevado. Um pouco mais tarde, os músculos estão mais fortes. Os pesquisadores acreditam que o aumento do metabolismo faz as células musculares obterem seu melhor desempenho.

Há mais argumentos a favor de o início da noite ser o melhor momento para o treinamento de força. Este é o momento em que a sua relação entre o hormônio anabólico testosterona e o catabólico hormônio cortisol é mais favorável. Isso significa que seus músculos se recuperam mais rapidamente depois da sessão de treinamento e, portanto, crescem melhor.

19h

Tome uma taça de vinho. Se você quer tomar uma taça de vinho, este é o momento. Mas não exagere, apenas deguste.

Várias funções do organismo funcionam em ritmo mais lento ao final do dia e o álcool ajuda a relaxar ainda mais.

19h30

Faça uma refeição leve. Comer carboidratos e comidas gordurosas à noite provoca elevação dos níveis de açúcar no sangue e sobrecarrega o sistema digestivo, o que afeta a qualidade do sono. Prefira vegetais e saladas para o jantar.

Das 20h à 1h da madrugada

20h

Das 20 às 21 horas, as enzimas do fígado não estão atuando e, portanto, não poderão metabolizar o álcool. É por isso que no jantar o indivíduo fica mais predisposto a se embriagar. A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h.

21h

Pesquisas dizem que é excelente horário para o sexo, pois aciona a endorfina no cérebro, promovendo assim sono reparador.

A melatonina, o hormônio responsável pela pontualidade do corpo humano, provoca o aumento dos glóbulos brancos e de outras células envolvidas no sistema de defesa do corpo. A resistência aos vírus e às bactérias está no ponto máximo.

22h

Tome banho. A temperatura do corpo precisa estar em ordem para uma boa noite de sono. Um banho quente relaxa o corpo e ajuda a pessoa a adormecer. Não leia, assista televisão ou coma sobre a cama para ter uma noite tranquila.

Das 22 horas à 1 hora da madrugada, o sono é muito importante, pois ele coincide com a produção de hormônios do fígado e do DHEA, hormônio do crescimento, que promovem a recuperação física e mental. O DHEA também é o hormônio da memória.

Fonte: libertesuamente13

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. e qual o melhor horário para estudar e trabalhar?

    ResponderExcluir
  2. Uma pessoa que consegue seguir essa rotina a risca, não deve fazer mais nada da vida ne?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima