Senador critica exigência de exame da OAB para formados exercerem advocacia

goo.gl/diF7wc | O senador José Medeiros (Pode-MT) criticou a obrigatoriedade da aplicação de exame após a conclusão do curso de direito para que o formado possa exercer a profissão de advogado. O senador citou a disposição constitucional de que todos são iguais perante a lei para afirmar que provas desse tipo deveriam ser extintas. Para Medeiros esses exames só servem para permitir o controle de mercado por parte de corporações como a OAB.

José Medeiros defendeu maior transparência nas prestações de contas da ordem e que o Parlamento defina claramente a personalidade jurídica da OAB, se entidade privada ou pública.

— Essa OAB é um conselho como qualquer outro, precisa começar a prestar contas. É o maior arremedo jurídico que eu já vi é a personalidade jurídica da OAB: ela não é pública e nem é privada. Porque no momento de ela ser fiscalizada como um conselho ela tem personalidade privada, não pode ser fiscalizada. No momento de ela pagar imposto então a personalidade é pública. Aí ela não paga imposto. É um bando de vestais que vivem com o dedo apontado pra cima de todo mundo e não querem prestar contas. Então nós precisamos, como Parlamento, fazer o Estatuto da Advocacia brasileira ficar sob a Constituição brasileira.

Fonte: www.justicaemfoco.com.br

27/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Respostas
    1. Concordo com o senador, e acrescento,deveriam se preocupar com as faculdade em melhor ensino, e mais, o exame deveria ser do MEC

      Excluir
  2. Entendo que existe razões para deixar de existir este exame. Eu passei, mas não acho justo só o curso de direito ter esta exigência para exercer a profissão. Médico pode matar algum paciente e a estes não existe provas ou exames após a conclusão do curso.
    Até quando né?

    ResponderExcluir
  3. Se com o exame já existem milhares de advogados que não fazem jus a este título e exercem a advocacia de forma precária, imagina sem.Caos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser imbecil olha a realidade, vc deve ser filhinha de papai

      Excluir
    2. A Própria sociedade e a própria pessoa vai saber se eh apto ou Não, quantos médicos merdas que existem

      Excluir
    3. Nada a ver Monique! Se fosse por isso, formados em Medicina mais ainda que não poderiam ser médicos mesmo, sem após a formação, terem passado por um exame, há muitos médicos cometendo erros, pacientes morrendo por suas imperícias e mesmo assim nunca exigem que façam exame algum.

      Excluir
  4. Concordo com a Monique. A atuação da OAB pode/deve ser questionada e debatida. Já o exame endento ser necessário visando piores danos a sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Sua Excelência então, que mude a Faculdade de Direito para " Faculdade de Advocacia". Ora! a Faculdade não forma advogados, forma Graduados em direito que, após formados, poderão optar por uma das inúmeras carreiras jurídicas colocadas à disposição dos graduados inclusive, a carreira de advocacia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa manifestação de mudar para Faculdade de Advocacia não me parece necessária e razoável, a Faculdade de Direito forma sim Advogados e por sinal bons advogados. E quem forma em Direito é sim um Advogado, tal título foi tirado do Bacharel por simples capricho e exigências da OAB que considera Advogado apenas aqueles que são aprovados no seus exames que não aceitam questionamentos e recursos, sempre dando a palavra final. Esta é uma distorção que o congresso Nacional precisa resolver pois até agora aceita esta injustiça dos exames eliminatórios de concorrência.

      Excluir
    2. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO. VAMOS ACABAR COM O EXAME DA OAB!!!!!

      COMPARTILHEM EM SUAS REDES SOCIAIS USE ESTE LINK PARA ENTRAR NO GRUPO!!!


      #fimdoexamedeordem
      #BolsonarofimdoexameOAB

      https://www.facebook.com/groups/1064498407044834/?multi_permalinks=1066947710133237&notif_id=1543111931546322&notif
      _t=feedback_reaction_generic&ref=notif

      https://www.facebook.com/groups/1064498407044834/?multi_permalinks=1066721213489220%2C1066337036860971%2C
      1066336813527660%2C1066323563528985%2C1066313750196633&notif_id=1542935034793388&notif_t=group_activity&ref=notif

      Excluir
  6. OAB é uma caixa preta que precisa ser desvendada, arrecada bilhões e ninguém sabe pra onde vai o dinheiro. Exames são apenas controle de reserva de nercado, quem está dentro com sua insígnia certamente torce para que outros não entrem aumentando a concorrência, no entanto aqueles que não conseguem passar no exame da ordem porque as questões não são postas para provar que o bacharel está preparado para a advocacia mas para eliminar profissionais também competentes, passa anos com seu diploma sem poder aproveitar, abraçando subempregos para sustentar a família.
    Cadê o congresso para atuar em defesa destes injustiçados e pela transparência da OAB.?

    ResponderExcluir
  7. Apoiado! O nosso Judiciário tem como regra o seu papel fundamental de defender a etica, os princípios, a moral, nao pode existir duvidas sobre seus preceitos. Portanto assim como um medixo, dentista, ou qualquer outra profissão a nível superior e regida pelos seus conselhos apenas como defensores, protetores, organizadores de suas profissões sem nenhuma prova para comprovar a competencom de cada profiaaprofi, de forma igual, deve ser a Ordem dos Advogados, pois todos somos iguais perante a lei. Quem deve aprovar o profissional e o xoncurco público quando o faz, neste ponto l, ao entram os melhores, se o advogado que for defender um cliente nao tiver competência, seu cliente não twra ganho de causa e como conaeconsequ nao terá sucesso em suas defesas, logo nao terá cliente.Por fim , nao e uma carteira que faz um excelente profissional e sim sua competência. Prova da Ordem como regra geral de avaliação e liberação profissional deve acabar!

    ResponderExcluir
  8. O Exame da Ordem eh um caça níquel, de algumas pessoas para abrir cursos e ganharem dinheiro,

    ResponderExcluir
  9. Quem decide quem permanece no mercado e a pipylapop. Não adianta passar na OAB e ser reprovado pela população.

    ResponderExcluir
  10. Abaixo este engodo, a capacidade de exercer uma profissap não se encontra numa prova, mas sim no talento. Nunca ouvi falar que um comerciante tenha prestado qualquer exame para estabelecer o seu comercio. Quem vem habilidade e competência, nunca vai a falência nem teme a concorrência.A OAB não está preocupada com a qualidade dos cursos. Apenas com o seu cofre e ajudar aos seus cumplices , os donos de cursinhos prappreparató, que na maioria são advogados e não querem concorrentes. Provem-me o contrário.

    ResponderExcluir
  11. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO. VAMOS ACABAR COM O EXAME DA OAB!!!!!

    COMPARTILHEM EM SUAS REDES SOCIAIS USE ESTE LINK PARA ENTRAR NO GRUPO!!!


    #fimdoexamedeordem
    #BolsonarofimdoexameOAB

    https://www.facebook.com/groups/1064498407044834/?multi_permalinks=1066947710133237&notif_id=1543111931546322&notif
    _t=feedback_reaction_generic&ref=notif

    https://www.facebook.com/groups/1064498407044834/?multi_permalinks=1066721213489220%2C1066337036860971%2C
    1066336813527660%2C1066323563528985%2C1066313750196633&notif_id=1542935034793388&notif_t=group_activity&ref=notif

    ResponderExcluir
  12. Para resolver essa dogmática basta não permitir a aberturas de novos cursos de direito no país, bem como fechar os cursos em faculdade meia boca... Desta forma poderia descartar o temido exame de ordem,como forma dá mais pura e virginal justiça...

    ResponderExcluir
  13. Basta estudar!! Podem errar a metade da prova na primeira fase. Na segunda só precisam atender a 60% da prova. Ta faltando dedicação. A prova não é fácil, mas também não é impossível.

    ResponderExcluir
  14. O exame de ordem da OAB foi criado após um Juiz de Direito ter recusado uma petição inicial, diante de tantos erros cometidos pelo advogado e ter enviado o caso a OAB. Verdade seja dita, nem mesmo muitos que sao aprovados no exame, conseguem exercer a profissão. Faculdade alguma, consegue formar advogados. Existe uma grande diferença entre um bacharel e um advogado. A começar, pela porta de entrada para o ecexercío da Advocacia. Me refiro a liguagem, a língua portuguesa e a literatura. Um bom advogado (a), antes de qualquer outro conhecimento, precisa dominar a lingua mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí por causa de um advogado, todos os formados em Direito, pagam. É isso? Kkkkkkkkkkkkk
      Balela a questão da linguagem, pois conheço muitos advogados que cometem inúmeros erros gramaticais e também ortográficos e nem por isso deixaram de advogar e de ainda ganhar causas de seus clientes. Não que eu não concorde que o Português de um advogado, deva ser muito bom. Realmente deve, mas a realidade é que não depende disso se formos considerar a quantidade de advogados que escrevem mal, da mesma forma que falam (claro que não como uma pessoa que nem o ensino médio possui), e continuam ganhando em muitas ações.

      Excluir
    2. "que escreve mal"*** Kkkk

      Excluir
  15. Preguiça!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Tem tanta coisa importante a ser debatida, mas somente alguém que tem muito tempo na vida pra pensar em uma asneira dessa. E as pessoas estão tão retrógradas, que estão caindo que nem ovelha, no pasto dessa gente.
    Um senador fazendo isso mostra a dimensão da nossa falta de educação. Poderosos que caem de paraquedas no poder!!!!
    Advogado preguiçoso não dá... francamente! Mesma coisa que médico preguiçoso.
    Vc estuda feito condenado pra estar ali aonde chegou, pra depois entregar clientela de bandeja pra gente que malemá frequenta aula? Kkkkk

    ResponderExcluir
  17. "Advogado preguiçoso não dá... francamente! Mesma coisa que médico preguiçoso."
    Verdade, e nenhum formado em Medicina precisa passar por tal exame, néé... e isso ainda que lida com VIDAS! Hahahah

    ResponderExcluir
  18. "Tem tanta coisa importante a ser debatida, mas somente alguém que tem muito tempo na vida pra pensar em uma asneira dessa." Todos possuem o direito de simplesmente buscarem por seus DIREITOS! Nada mais justo que o formado em Direito não precise prestar exame de ordem e passar, se formados em outros cursam, não precisam. Nada mais, nada menos, que DIREITOS IGUAIS! Logo... quem está dizendo uma asneira G dutra, é você!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima