"Quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em trancar os criminosos mais perigosos e mantê-los bem longe de quem pudessem prejudicar. É assim que deveria ser", escreveu o republicano em uma postagem nas rede sociais.
“É por isso que, hoje, estou ordenando ao Departamento Federal de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Interna, que reabra uma ALCATRAZ substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos da América", acrescentou. “A reabertura de ALCATRAZ servirá como símbolo de Lei, Ordem e JUSTIÇA.”
A prisão é famosa por ser praticamente impossível de escapar devido às fortes correntes oceânicas e às águas frias do Pacífico que a cercam. Por isso, ficou conhecida como “A Rocha", e abrigou alguns dos criminosos mais notórios do país, incluindo o gângster Al Capone e George “Machine Gun” Kelly.
Alcatraz há muito tempo faz parte do imaginário cultural dos EUA e foi tema de vários filmes, incluindo “A Rocha”, estrelado por Sean Connery e Nicolas Cage.
Durante os 29 anos em que esteve em funcionamento, 36 homens tentaram fugir em 14 tentativas diferentes, segundo o FBI. Quase todos foram recapturados ou morreram durante a tentativa.
O destino de três detentos em particular — John Anglin, seu irmão Clarence e Frank Morris — ainda gera debate e foi dramatizado no filme de 1979 “Fuga de Alcatraz”, estrelado por Clint Eastwood.
“Por muito tempo, os Estados Unidos foram assolados por criminosos reincidentes, violentos e cruéis — o lixo da sociedade — que jamais contribuirão com nada além de miséria e sofrimento", acrescentou Trump em sua publicação.
![]() |
Trump diz que vai reabrir prisão de Alcatraz, fechada há mais de 60 anos. — Foto: Reprodução |
Ponto turístico
A Ilha de Alcatraz é atualmente um importante ponto turístico, operado pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA, e foi designada como Marco Histórico Nacional.
O fechamento da prisão federal em 1963 foi atribuído à deterioração da infraestrutura e aos altos custos para manter e abastecer a instalação insular, já que tudo — de combustível a alimentos — precisava ser transportado de barco.
Um porta-voz do Departamento Federal de Prisões disse, em comunicado, que a agência “cumprirá todas as ordens presidenciais”. No entanto, não respondeu imediatamente às perguntas da Associated Press sobre a viabilidade prática de reabrir Alcatraz ou o papel da agência no futuro da antiga prisão, dado que a ilha está sob administração do Serviço Nacional de Parques.
A ilha funciona como uma máquina do tempo para uma era passada do sistema penitenciário. Atualmente, o Departamento Federal de Prisões (Bureau of Prisons) opera 16 penitenciárias que desempenham as mesmas funções de segurança máxima que Alcatraz.
Entre elas, estão a instalação de segurança máxima em Florence, Colorado, e a penitenciária federal em Terre Haute, Indiana, onde está localizada a câmara de execução da pena de morte federal.
Confrontos entre Trump e Judiciário
A ordem ocorre em meio a confrontos entre Trump e o Judiciário, enquanto o presidente tenta enviar supostos membros de gangues para uma prisão notória em El Salvador, sem o devido processo legal.
Trump também ordenou a abertura de um centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas, que ele classificou como os “piores criminosos estrangeiros”.
O Departamento de Prisões tem enfrentado inúmeras crises nos últimos anos e vem sendo alvo de crescente escrutínio desde o suicídio de Jeffrey Epstein em uma prisão federal na cidade de Nova York, em 2019.
Por Associated Press
Fonte: g1