Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Tire boas notas: 10 dicas para você estudar da melhor maneira, sem gastar muito tempo

goo.gl/Kua7Gy | Quer melhorar seu rendimento nos estudos, mas não sabe como? Veja as dicas que podem te ajudar. Ao estudar para as provas durante o colégio ou a universidade é essencial que o aluno encontre qual a melhor estratégia pessoal para reter os conteúdos ensinados em sala de aula. Para aproveitar ao máximo os ensinamentos dos professores, os alunos precisam encontrar qual a melhor estratégia pessoal para tirar boas notas e só saber por meio de tentativa e erro.

Invista em maneiras que estimulem a construção de conhecimento e não simplesmente a memorização. Se não houver compreensão de fato, você logo esquecerá o que foi ensinado e, por isso, utilizar só a memória pode ser complicado.

Confira 10 dicas para estudar da melhor maneira possível, sem gastar muito tempo:

1- Ensine os outros 

Para que você tenha a noção exata de quais conceitos foram compreendidos e quais estão defasados, exponha-os para algum colega como se estivesse ministrando uma aula. Assim, você adota uma postura de ensino colaborativo, no qual você é beneficiado percebendo seus pontos fortes e fracos e seu colega também aprende mais, principalmente se estivesse com dificuldades.

2- Use metáforas 

Essa figura de linguagem pode facilitar muito o seu aprendizado! Enquanto você estiver estudando e se deparar com um conceito de difícil entendimento, tente criar uma associação mais fácil que você vá compreender e conseguir lembrar no momento das avaliações. Na biologia, por exemplo, existe a metáfora “chave-fechadura” simplifica a ideia de como funciona a união entre as enzimas e seus respectivos substratos.

3- Não passe conteúdos que você não entender 

Muito mais do que aprender conteúdos para as avaliações, estudar é o momento propício para a retirada de dúvidas. Não tenha preguiça! Selecione os conceitos que não compreender e os leve para seu professor, assim com certeza você terá um rendimento melhor do que se não tivesse essa atitude.

4- Encontre padrões 

Faça ligações entre conteúdos diferentes, para que assim você consiga compreender ambos ao mesmo tempo.

5- Não estude muito no dia anterior à prova 

Você deve estudar ao longo do período que antecede as provas, dividindo a quantidade de temas para que você não fique sobrecarregado de conteúdos. Embora você possa acreditar que retenha mais conteúdos se estudar próximo da avaliação, isso não acontece. Você só estará forçando a compreensão e aumentando seu estresse, o que pode ser bastante prejudicial na realização do exame.

6- Escreve durante os estudos 

Faça muitas anotações durante as aulas e para estudar, mas não se preocupe com a organização do conteúdo. Enquanto você escreve, foque em materializar as ideias com o intuito de ter um melhor resultado nas provas. A única pessoa que precisa compreender as anotações e a linha de raciocínio é você.

7- Aumente sua bagagem de conteúdos 

Quanto mais você ler e se interar dos assuntos estudados, maior suas chances de tirar boas notas. Assim, ficará mais fácil para entender o determinado tema e os relacionados a ele.

8- Use os cinco sentidos 

Às vezes os conceitos abstratos são lembrados mais facilmente se você associá-los a outras coisas. Você pode associar um gesto à um conceito matemático, por exemplo, e assim sempre lembrará.

9- Teste suas habilidades 

Abra um arquivo de Word, anote todos os conceitos que lembrar da disciplina que está estudando e faça conexões entre os assuntos. Assim, você conseguirá ver claramente quais os tópicos estão defasados e merecem mais sua atenção em próximas sessões de estudo.

10- Crie imagens mentais 

É importante que você abuse do uso de imagens mentais para compreender conceitos abstratos. Elas são essenciais para a elaboração de ideias posteriores, que dependam do assunto para serem compreendidas.

Fonte: Universia Brasil