Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Você sabe economizar? Aprenda a controlar melhor o seu dinheiro durante a faculdade

goo.gl/IfZZVL | Administrar o próprio dinheiro costuma não ser uma tarefa fácil, principalmente durante o período universitário. Muitos estudantes enfrentam dificuldades para gerir suas finanças e acabam acumulando dívidas desde cedo, o que pode ser muito prejudicial para o seu futuro.

Sabendo disso, a seguir separamos 4 dicas para aprender a economizar durante a faculdade. Confira abaixo e fique mais tranquilo com o seu orçamento!

1 - Faça um balanço dos seus gastos

Para controlar melhor o próprio dinheiro, procure ter o hábito de checar os últimos gastos. Uma dica interessante é tirar um extrato da conta bancária ou acompanhá-la pela internet, conferindo o quanto você gastou em cada produto que comprou ou conta que pagou. Se achar necessário, faça uma lista e anote o quanto você poderia ter economizado em determinados itens.

2 - Tenha consciência do que você comprou

É importante estar consciente de todas as despesas, sobretudo no período da faculdade. Assim, ao final do mês, você evita aquela sensação de que o dinheiro sumiu repentinamente da sua conta bancária. Procure fazer listas e caso seja útil, guarde os extratos que você tirou. Isso pode ajudá-lo a ter um maior controle do quanto você ainda pode gastar.

3 - Pense antes de gastar

É interessante manter o hábito de analisar os preços de todos os produtos que for comprar, e compará-los em lojas diferentes. Além disso, como durante a faculdade é comum que aconteçam mais festas, shows e viagens com amigos, cabe ao estudante pensar nas suas prioridades para o momento, procurando escolher apenas os eventos com os quais poderá arcar posteriormente.

4 - Faça um planejamento financeiro

Um dos segredos para saber lidar bem com o dinheiro é elaborar um planejamento a longo prazo. Após fazer um balanço com as suas despesas atuais e com os próximos gastos, estime o quanto você deseja economizar a cada mês, por exemplo. Você pode planejar-se mensalmente, quinzenalmente ou da maneira que preferir. O importante é manter essa estimativa.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário :

Agradecemos pelo seu comentário!