Olimpíada 2016: Justiça proíbe repressão a manifestações nas arenas olímpicas

goo.gl/J9G8YN | A Justiça Federal concedeu liminar nesta segunda-feira, determinando que o estado e o Comitê Rio-2016 se abstenham de impedir manifestações pacíficas de cunho político nos locais oficiais dos Jogos Olímpicos. A decisão cita como exemplos a exibição de cartazes e camisetas com mensagens políticas. O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público Federal. A determinação impõe multa pessoal de R$ 10 mil para cada pessoa que descumpri-la. A decisão é do juiz federal João Augusto Carneiro Araújo.

No pedido de liminar, o MPF declara que chegou ao conhecimento da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio a prática adotada pelo estado e pelo comitê de impedir as manifestações, obrigando os espectadores a guardar cartazes e, em alguns casos, retirando-os das arenas.

No sábado, no Sambódromo, durante as provas de tiro com arco, um torcedor foi retirado por agentes da Força Nacional de Segurança depois de exibir um cartaz com mensagem contra o presidente interino Michel Temer.

O comitê Rio-2016 explicou que a determinação de retirar os manifestantes consta da Lei Olímpica, e que o objetivo é proteger o conceito olímpico de "arenas limpas", sem interferências externas.

A atitude do comitê provocou revolta nas redes sociais, o voluntário Luis Moreira anunciou em sua página no Facebook que decidiu deixar de participar das Olimpíadas, em protesto contra a determinação do Rio-2016 de proibir manifestações políticas durante os Jogos. No post, Moreira criticou o que considerou o "fim da liberdade de expressão".

Fonte: oglobo globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima