Proposta na Câmara dos Deputados prevê fiscalização de cursos de graduação de Direito

goo.gl/S7i2tJ | Tramita na Câmara dos Deputados proposta de fiscalização e controle que prevê supervisão dos procedimentos de autorização, funcionamento e avaliação dos cursos de graduação em Direito ofertados pelas instituições de educação superior. A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor da Casa.

A PFC 64/15 propõe que a Comissão de Defesa do Consumidor com o auxílio do Tribunal de Contas da União adote medida necessárias para realizar fiscalização e controle sobre os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A auditoria prevê a realização de diligências nas instituições de ensino superior para avaliar a comunidade docente e discente e a infraestrutura dos cursos de direito, assim como a realização de audiências públicas com órgãos federais, como o Ministério da Educação, e entidades de classe, como a OAB e a Associação brasileira de Mantenedoras de Ensino superior.

Para o relator na comissão, deputado Vinícius Carvalho, a proposta possui grande relevância. "A educação, como bem ensina nossa Constituição Federal não traduz mera atividade mercantil, mas um instrumento de desenvolvimento pessoal, de preparo para o exercício da cidadania e de qualificação para o trabalho. A exploração econômica da atividade educacional, portanto, embora confiada à iniciativa privada (art. 209, da CF), deve ser desempenhada em estrita consonância com seu papel transformador da sociedade e com os postulados constitucionais aplicáveis, em especial o de garantia de padrão de qualidade."

Veja o inteiro teor da proposta.

Fonte: Migalhas

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima