Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

Obras para futuros líderes: 12 livros essenciais para quem é (ou quer ser) trainee

goo.gl/A6eSsY | Ser trainee tem sua dose de glamour, para não falar nos mimos e bons salários, mas a contrapartida exigida do jovem não é pequena. Depois de passar por uma seleção rigorosa, os aprovados precisam encarar uma rotina pesada e cheia de desafios.

Para driblar armadilhas — ou aprender com elas, quando forem inevitáveis —, é importante contar com um bom repertório sobre o mundo da carreira e dos negócios. Os livros podem ser uma fonte inesgotável de lições nesse sentido.

“Nos processos seletivos que conduzo, percebo que o mais importante, depois do autoconhecimento, é estar antenado com o que acontece no Brasil, no mundo e no universo empresarial”, afirma Viviane Camerlingo, consultora da Cia de Talentos. Segundo ela, os jovens que se informam por diferentes canais, inclusive os livros, constroem visões de mundo melhores e mais críticas.

Quer indicações? A seguir, você verá 12 obras que podem ajudar quem é ou pretende se tornar trainee, segundo especialistas. Os títulos abordam temas como liderança, lucratividade, autoconhecimento, gestão do tempo e muitos outros. Navegue pelas imagens para ver a lista.

“Empresas feitas para vencer”

Autor: Jim Collins
Editora: HSM Editora

O que explica o sucesso estrondoso de certas empresas? Movido por esse questionamento, o consultor Jim Collins investigou os mecanismos de um negócio que consegue sustentar bons resultados no decorrer do tempo, e transformou suas descobertas nesta obra.

Para Tiago Mitraud, diretor executivo da Fundação Estudar, o livro não interessa apenas a líderes experientes, envolvidos na alta gestão das empresas: ele também pode ser muito útil para o recém-ingressante no mercado de trabalho. “O trainee precisa entender o que faz uma empresa dar certo”, afirma.

Segundo o especialista, o jovem pode aplicar os princípios do livro de Collins à sua realidade particular. O que vale para o negócio como um todo, afinal, também vale para um departamento. “Além de ensinar boas práticas, o livro oferece uma visão sistêmica sobre a organização, mostra como funciona a mentalidade dos executivos e traz repertório para reuniões e conversas”, explica.

“A arte de fazer acontecer”

Autor: David Allen
Editora: Sextante / Gmt

O foco, aqui, é gestão do tempo e produtividade. Criador do método GTD (Getting Things Done), usado por inúmeras empresas em todo o mundo, o autor do livro dá conselhos práticos para priorizar tarefas, eliminar e-mails não lidos, reavaliar metas e gerenciar projetos.

As lições são importantes para o trainee pelo imenso volume de trabalho que ele encontrará na empresa assim que for aprovado no processo seletivo. “O jovem precisará ser ágil e produtivo desde o dia 1”, afirma Mitraud.

“O poder do hábito”


Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva

Neste best-seller, o repórter do “The New York Times” Charles Duhigg argumenta que o segredo para conquistar qualquer objetivo pessoal ou profissional é entender como os hábitos funcionam —  e como podem ser transformados.

O subsídio para seus argumentos são centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com centenas de cientistas e pesquisas realizadas em dezenas de empresas. A indicação é de Viviane Camerlingo, consultora da Cia de Talentos.

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”

Autor: Dale Carnegie
Editora: Companhia Editora Nacional

Citado pelo megainvestidor norte-americano Warren Buffett como uma grande influência para sua vida, este clássico assinado pelo orador e escritor Dale Carnegie foi lançado em 1937, mas ainda é uma referência muito atual sobre networking.

“O livro mostra como conquistar as pessoas e se tornar influente no seu ambiente de trabalho, algo fundamental para qualquer trainee”, diz Mitraud, que também destaca a importância dessas lições para a etapa do processo seletivo que envolve dinâmicas de grupo. Quanto mais cedo o jovem dominar as sutilezas do relacionamento com os demais, mais ágil será sua ascensão profissional.

“Dobre seus lucros”


Autor: Bob Fifer
Editora: HarperCollins Brasil

De acordo com Mitraud, o jovem deve assimilar desde cedo um fato inegável sobre a carreira corporativa: qualquer que seja a sua função, seu objetivo principal será garantir os lucros da empresa. “É isso o que justifica a existência e garante a permanência de um negócio”, diz ele.

Mas como impulsionar a lucratividade de uma companhia? Neste livro, o consultor Bob Filter mostra como aumentar a receita e cortar custos por meio de dicas práticas e, por vezes, surpreendentemente simples. “É importante que o trainee entenda o mecanismo básico de uma empresa, e aplique a lógica da maximização dos lucros às suas atividades cotidianas”, afirma o diretor da Fundação Estudar.

“Como o Google funciona”


Autores: Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg
Editora: Intrínseca

Em 2016, pela terceira vez consecutiva, o Google ficou no topo do ranking de empresas dos sonhos dos jovens da Cia de Talentos. Escrito por dois executivos da companhia, este livro mostra como esta máquina de atrair candidatos — que chega a receber 2 milhões de currículos por ano em todo o mundo — funciona por dentro, da cultura corporativa ao dia a dia da equipe.

Uma das lições mais importantes para os trainees é a constatação de que a empresa não vive só de inovação e adrenalina. “Cerca de 70% da equipe trabalha com a ferramenta de busca, isto é, o produto mais básico e rentável do Google, enquanto só 30% se dedicam aos projetos alternativos e disruptivos”, explica Mitraud. “Isso mostra ao jovem que mesmo nas empresas mais descoladas o trabalho também será rotineiro e ‘pé no chão’”.

“Paixão por vencer”


Autor: Jack Welch
Editora: Elsevier

Escrito pelo guru de gestão Jack Welch, que esteve à frente da GE entre 1981 e 2001, este livro traz paradigmas que continuam atuais para o mundo dos negócios. O objetivo é apresentar as práticas de liderança, contratação e estratégia que permitiram a perenidade de uma empresa fundada no século 19 pelo inventor Thomas Edison.

Para Mitraud, o livro é um bom conselheiro para o presente e para o futuro, apesar de refletir práticas típicas do século passado. “Embora antigas, as lições de Welch continuam fazendo sentido”, explica ele. “O jovem tem muita sede de novidade, mas precisa entender que muito do passado ainda se aplica no presente”. Startups e negócios disruptivos ensinam muito, mas empresas centenárias também.

“Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto”


Autor: Instituto Empreender Endeavor (Org.)
Editora: Campus

O “país incerto” do título é, sim, o Brasil. Segundo Mitraud, o livro vale a pena por mostrar algumas das principais dificuldades vividas por empresas brasileiras e como foi possível driblá-las. Os exemplos misturam histórias de empresários famosos com outras protagonizadas por desconhecidos do público.

O grande diferencial da obra é abordar questões típicas do ambiente de negócios local, tais como a complexidade tributária do país. “É importante que o jovem trainee conheça cases estrangeiros, mas também é essencial que tenha contato com lições sobre a realidade que vivemos aqui”, diz o diretor da Fundação Estudar.

“O lado dificil das situações dificeis”


Autor: Ben Horowitz
Editora: WMF Martins Fontes

Um passeio pela seção de negócios de qualquer livraria trará uma constatação inequívoca: não faltam títulos sobre pessoas e negócios que “deram certo”. Mas onde ficam as histórias sobre o que fracassou?

Neste livro, o empresário Ben Horowitz conta de forma direta as piores agruras que sofreu em sua trajetória. O objetivo, claro, é dar conselhos para que o leitor não caia nas mesmas armadilhas, mas a sinceridade do autor sobre o lado difícil da carreira tem grande valor para o jovem, afirma Mitraud.

“O livro é interessante para os trainees porque mostra como as coisas dão errado na maior parte do tempo, e simultaneamente ensina a melhor forma de reagir a essas adversidades na prática”, explica o especialista. Fã de rap, o autor ilustra suas lições com letras das suas músicas preferidas, o que ajuda a tornar a leitura mais leve e descontraída.

“Desafiando o talento: Mitos e verdades sobre o sucesso”

Autor: Geoff Colvin
Editora: Globo

Qual é a importância do dom para a carreira? Genialidade existe? Neste livro, o autor busca determinar o que torna algumas pessoas mais bem-sucedidas do que outras. O resultado é um conjunto de lições que podem inspirar profissionais em qualquer fase da carreira, do trainee ao CEO.

O valor da obra está no fato de desconstruir a ideia de que há talentos natos, afirma Mitraud. “O segredo é combinar esforço com o que ele chama de prática deliberada, isto é, ser capaz de se desafiar ao longo da sua trajetória para se desenvolver continuamente”, explica.

“O processo da pérola”


Autor: Tommy Nelson
Editora: Saraiva

Recomendado pelo autor do best-seller “O monge e o executivo”, James Hunter, este livro é um guia para planejar os próximos anos da sua carreira. O leitor é convidado a fazer um balanço de sua vida e criar um mapa de metas.

Segundo Viviane Camerlingo, consultora da Cia de Talentos, trata-se de um excelente aliado para o autodesenvolvimento de um jovem trainee. Linguagem acessível e exercícios práticos completam a proposta didática da obra.

“Tomar a vida com as próprias mãos”


Autor: Burkhard Gudrun
Editora: Antroposófica

Escrita pela médica brasileira Burkhard Gudrun, esta obra propõe que o leitor se conscientize sobre sua própria história de vida e sobre como suas atitudes estão relacionadas à vida das outras pessoas.

Camerlingo diz que sempre recomenda este título para profissionais em início de carreira. “Gosto do conceito antroposófico que divide a vida em ciclo de 7 anos, os chamados setênios”, explica. Segundo ela, a obra serve como introdução a um coaching de carreira, com foco no autoconhecimento e no autodesenvolvimento do jovem.

Por Claudia Gasparini
Fonte: Exame

Nenhum comentário :

Agradecemos pelo seu comentário!