Veja como manter seu cérebro realmente ativo para que possa aprender sempre mais

goo.gl/qcOSQ3 | Muitas vezes os estudantes acham que é impossível compreender de uma vez todo o conteúdo dado em sala de aula e acabam tentando de tudo para aumentar a assimilação das matérias e melhorar o desempenho. Pensando nisso, a Universia Brasil reuniu algumas dicas simples que ajudam a manter o cérebro ativo e, dessa forma, otimizam o aprendizado. São elas:

Tome nota

Escrever é uma excelente maneira de memorizar novos conteúdos, não apenas no âmbito acadêmico. Separe um momento do dia para se escrever algo breve sobre o que você aprendeu, seja um exercício de matemática ou uma nova receita de bolo, por exemplo.

Tente fazer algo novo

Conhecimento pode ser obtido em qualquer lugar, inclusive nas atividades mais inusitadas, afinal, nunca se sabe quando uma habilidade pode vir a calhar. Cursos de artesanato, por exemplo, podem ser uma boa ideia nesse sentido, pois incentivam a criatividade além de desenvolver a coordenação motora.

Tenha consciência de suas conquistas

A satisfação de ter conseguido realizar algo pode ser o melhor motivador para alcançar novos objetivos, em termos de aprendizado. Manter uma relação de suas conquistas em forma de lista é um artifício interessante neste sentido.

Aprenda outro idioma

Se dedicar ao estudo de uma nova língua é uma ótima maneira de exercitar o cérebro, além de ser um requisito valorizado em diversas profissões. Uma dica é fazer um curso online, pois assim você também confere mais qualidade ao tempo gasto com a internet, dedicando-o também à educação.

Compartilhe conhecimento

A troca de ideias é uma grande fonte de novas experiências que serve como termômetro de sua aprendizagem. Além de assimilar informações fornecidas por outras pessoas é possível consolidar o próprio conhecimento, afinal, para explicar algo eficientemente é preciso saber do que se trata.

Dê uma pausa

Cérebro descansados são propensos a captar mais informações. Relaxar também é parte importante do processo, principalmente porque os novos conhecimentos são consolidados durante o sono. Dormir bem e ter momentos de descanso ao longo do dia certamente vão aumentar sua capacidade de aprendizado.

Fonte: noticias universia
Anterior Próxima