Brasileiro nato que adquire nacionalidade norte-americana perde a brasileira, diz STF

goo.gl/Ioiy1P | Pela primeira vez, uma brasileira nata perdeu a sua nacionalidade e sujeitou-se à prisão para fins de extradição[i], com o aval da suprema corte brasileira.

De acordo com a tese fixada pela 1a Turma do Supremo Tribunal Federal[ii], brasileiro nato que por livre e espontânea vontade adquire a nacionalidade estadunidense renuncia automaticamente à nacionalidade originária, cuja perda deve ser declarada, de ofício, pelo Ministro da Justiça.

O entendimento sobre o tema era pacífico no sentido diametralmente oposto: a aquisição voluntária da nacionalidade norte-americana não causava prejuízos à brasileira, pois era considerada condição indispensável para residência legal irrestrita, bem como para o pleno exercício de direitos civis nos Estados Unidos. Consequentemente, brasileiro nato estava absolutamente imune à extradição, quaisquer que fossem as circunstancias e a natureza do delito cometido nos EUA[iii].

A 1ª Turma do STF, por maioria, com voto condutor do ministro Luís Roberto Barroso, decidiu que brasileiro perde automaticamente a nacionalidade originária ao naturalizar-se norte-americano, com base em duas suposições: 1ª) a desnecessidade de portador de visto de permanência (Green Card) naturalizar-se americano para residir e exercer direitos civis nos EUA; 2ª) o juramento de fidelidade, efetuado durante a solenidade de naturalização nos EUA, constitui "ato de renúncia à nacionalidade brasileira".

A Constituição da República estabelece que a nacionalidade brasileira não será perdida pela aquisição de outra, na hipótese da naturalização ser imposta pelo estado estrangeiro “como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis[iv]”.

Brasileiros portadores de Green Card frequentemente recorrem à naturalização para viabilizar a fruição de direitos civis somente disponíveis à cidadãos estadunidenses, tais como votar em eleições federais e locais; concorrer a cargos públicos; peticionar para vistos de permanência em benefício de familiares próximos; servir como jurado em júri popular; trabalhar em agências governamentais federais; entrar e sair dos EUA sem restrições, mesmo após longos períodos de ausência; usufruir benefícios de assistência e previdência social sem restrições; não ser deportado, salvo na hipótese de fraude na obtenção da nacionalidade; e usufruir de benefícios tributários na sucessão hereditária, dentre outros.

O juramento de fidelidade feito durante a cerimônia de naturalização no exterior, no sentido de “renunciar e abjurar fidelidade a qualquer Estado ou soberania”, constitui formalidade desprovida de eficácia jurídica para destituir cidadão brasileiro de sua condição de nacional do Brasil. Por questão de soberania nacional, a Constituição da República constitui a única fonte normativa das hipóteses taxativamente previstas para aquisição e perda da nacionalidade brasileira.

O procedimento constante no site Portal Consular do Ministério de Relações Exteriores[v] (Itamaraty) descarta, categoricamente, qualquer espécie de perda automática de nacionalidade, ao dispor que, “ao tornar-se cidadão estrangeiro, por processo de naturalização, o cidadão brasileiro não perde automaticamente a cidadania brasileira, mas sim, passa a ter dupla cidadania: brasileira, por nascimento, e a estrangeira, por naturalização. (...) somente será instaurado processo de perda de nacionalidade quando o cidadão manifestar expressamente, por escrito, sua vontade de perder a nacionalidade brasileira. Caso contrário não ocorrerá processo de perda de nacionalidade”.

De acordo com estatísticas do Departamento de Imigração dos EUA, anualmente, aproximadamente 10 mil brasileiros[vi] adquirem voluntariamente a nacionalidade norte-americana. Esse enorme contingente de expatriados optou pela naturalização seguindo a supracitada orientação do Itamaraty e sem a intenção de abrir mão de sua condição jurídica de nacional do Brasil.

Se prevalecer a tese chancelada pelo ministro Barroso no julgamento do MS 33.864/DF, o Ministério da Justiça terá competência para instaurar, de ofício e a qualquer tempo, procedimento administrativo com a finalidade de declarar a perda de nacionalidade de dezenas de milhares de brasileiros naturalizados americanos.

A destituição forçada de seu direito fundamental à nacionalidade acarretará o cancelamento de passaporte brasileiro, título eleitoral e obrigações fiscais com o Brasil, bem como a necessidade de visto para entrar e permanecer legalmente em nosso país. Quem tem vínculo empregatício com o Brasil precisará de visto de trabalho para continuar no emprego. O limbo jurídico será ainda mais grave para aqueles que optaram pela naturalização com a convicção de que seriam detentores de dupla nacionalidade e hoje ocupam, de boa-fé, cargos públicos privativos de brasileiros.

O supracitado precedente da 1ª Turma do STF não tem caráter vinculante. Sobreveio acordão da 1ª Seção do STJ, em caso relativamente semelhante, no qual ficou decidido, por unanimidade, a existência de direito líquido e certo à manutenção da dupla nacionalidade, em razão da aquisição da nacionalidade estadunidense dar-se como imposição para o exercício de direitos civis, sejam quais forem estes direitos[vii].

O relator do mandado de segurança, ministro Benedito Gonçalves, destacou que “... Não é lícito ao Brasil, a partir da redação dada ao art. 12 da Constituição pela EC n. 3/94, exigir de seus nacionais que abram mão de uma segunda cidadania quando o planejamento de vida deste brasileiro abrace outra nacionalidade, a par da brasileira. Não é a pessoa humana que deve servir aos interesses do Estado, mas sim o Estado que é criação humana destinada a colaborar para a felicidade e não para a infelicidade das pessoas”. Há recurso extraordinário pendente de julgamento no STF, de relatoria do ministro Edson Fachin[viii].

_____________________________________

[i] PPE 694.
[ii] MS 33.864/DF.
[iii] QO no HC 83.113-3, relator ministro Celso de Mello.
[iv] Art. 12, § 4º, II, b, da CF/88, incluído pela Emenda Constitucional de Revisão 3/1994.
[v] http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/outros-servicos/nacionalidade-brasileira.
[vi] United States Homeland Security: https://www.dhs.gov/sites/default/files/publications/Naturalizations_2015.pdf e ss.
[vii] MS 20.200/DF.
[viii] RE 1.020.261.

Por Adriana Rizzotto
Fonte: Conjur

16/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Pra mim e um favor que vao Fazer kkkkkk. O Brasil e um pais onde Uma assaltante de bancos virou presidente onde nao existe justica, pais o qual tem um STF impregnado de mafiosos, onde os ladroes e assassinos Sao bem vistos pelo congresso mas o trabalhador honesto e decente e massacrado por esse governo tirano, comunista, meu recado pro governo brasileiro e o seguinte: Voces Sao um bando de mafiosos e assassinos que deveriam ser fuzilados ou enforcados, todos Voces esquerdistas. Claro que algum porco comunista Vai me chamar de nazista e de facista e a primeira coisa que eles falam de quem nao concorda com o comunismo a forma de governo que ja assassinou mais de cem milhoes de pessoas. Comunistas Sao pior que sangue sugas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só esclarecendo Marcelo Ribas que quem está no poder agora é um governo de direita, logo nada tem haver com comunismo que pelo visto vc nem sabe o que é... Esclarece-se por favor!!!! ah é cuidado com o Trump, pois a qualquer hora ele pode te mandar embora daí.

      Excluir
    2. Governo de direita? Hahaha, defina o que é governo de direita.

      Excluir
    3. governo de direita kkkkkkkkkkkkk

      o cara tentando disfarçar os socialistas fabianos que estão no poder

      Excluir
    4. Que vergonha desse gente pobre phudida e sem consciencia politica! quer aulas de historia sobre conceitos de direita, esquerda, socialismo, comunismo, kapitalismo.. e' so entrar no YouTube e ver os videos do prof. Leandro Karnal.

      Excluir
    5. "...quem está no poder agora é um governo de direita..."
      KKKKKKKKKKKKKK
      É um "Anônimo" mental.

      Excluir
  2. Descreva seu conceito de comunismo, por favor.

    ResponderExcluir
  3. Isso não tem lógica! Eu vou fazer a minha nacionalidade Americana. Será que vou perde a Minha nacionalidade de Brasileira? Então quando alguém pergunta onde eu nasci o que tenho de falar? Eu já vivi aqui nos EUA 9anosce já tenho direito de ter minha nacionalidade Americana porque estou legal tenho o meu Green Card. Semana passada eu fui no Consulado Brasileiro renovar o meu passaporte e ninguém comentou nada disso comigo. Fala sério �� ��������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC nao perde sua nacionalidade brasileira nao. Veja nos primeiros paragrafos desse texto, que o autor se contradiz. Eu tb moro nos EUA, sou formada em Direito no Brasil, e minha especialidade eh direito internacional publico. Fica sossegada. Olha o primeiro erro crasso do autor: O STF fixa uma tese. STF nao fixa tese. Mas uma decisao. Tese = duvida. Tese eh quando ainda se tem somente um ideia de algo sem ainda ter uma certeza. Logo depois o autor diz:"A 1ª Turma do STF, por maioria, com voto condutor do ministro Luís Roberto Barroso, decidiu que brasileiro perde automaticamente a nacionalidade originária ao naturalizar-se norte-americano"... e logo depois, ... A Constituição da República estabelece que a nacionalidade brasileira não será perdida pela aquisição de outra, na hipótese da naturalização ser imposta pelo estado estrangeiro “como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis[iv]". Entao nao se preocupe, vc nao perdera, a nao ser que vc entre comprocesso de renuncia. http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/outros-servicos/nacionalidade-brasileira... O autor desse texto deu uma viajada na maionese.

      Excluir
    2. Parabéns Por esses esclarecimentos

      Excluir
  4. A autora viajou na maionese feio. Moro aqui nos EUA, ja passei pelos processos. Conheco bem a legislacao principalmente do Brasil. (sou formada em Direito ha muitos anos. Leia a constituicao. E tb nao se perde nacionalidade automaticamente. Alias somente por opcao. O texto esta contraditorio. Triste.

    ResponderExcluir
  5. Como eu faço pra ver essa decisão do STF?

    ResponderExcluir
  6. As mulheres no Exército de certaforma são privilegiadas, no sentido de entrarem apenas em cargos de Oficias ou Sargentos. È muito bonito dizer que as mulheres estão no Exército, mas, assim é mais fácil. Difícil é ser soldado. kkkk

    ResponderExcluir
  7. You write very well, am amazed with your blogging, you will definitely achieve success..!! Keep it up
    * kissanime - gogoanime -

    ResponderExcluir
  8. Thanks for sharing this article. I am glad to see this amazing post.
    - https://minecraft-classic.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima