Carreira: veja como conseguir uma das 3,3 mil de bolsas de estudo do Santander

goo.gl/3UeWdQ | Ronaldo Rondinelli, diretor do Santander Universidades, é categórico sobre o seu principal desafio deste ano. Ele quer que mais jovens conheçam e se inscrevam nos programas de apoio que o banco oferece na parte de bolsas de estudo, bolsas de estágio e de empreendedorismo.

“A gente faz programas tão bonitos e quando entrevistamos ou conversamos com muito jovens universitários eles nem sabem o que o Santander faz nessa área. É uma falha de comunicação nossa”, diz em entrevista exclusiva a EXAME.com na sede do Santander em São Paulo (SP).

Por isso, neste ano ele decidiu simplificar a apresentação de tudo o que o que o Santander Universidades oferece dividindo as oportunidades em três blocos: Bolsas de estudo, estágio/ emprego e de empreendedorismo.

Para os universitários, a boa nova neste ano é a ampliação tanto do número de bolsas em 10%, somando 3,3 mil concedidas, como também das oportunidades de acesso.

Dependendo da modalidade de bolsa, qualquer universitário de qualquer universidade pode se candidatar. “Estamos inovando e dando a possibilidade de o próprio jovem poder ter acesso direto às bolsas de estágio e de empreendedorismo, independente da sua universidade e curso”, diz Rondinelli.

Além das informações no site do Santander Universidades, o banco tem um aplicativo, o Santander Universitário, que reúne tudo o que o banco oferece para os estudantes. O app está disponível pata IOS e Android. Saiba mais sobre cada uma das três frentes de apoio:

Bolsas de estudo em universidades

“Nós oferecemos bolsas internacionais, aproveitando a nossa rede de convênio com 1.200 universidades e temos também as nacionais, que são apoios aos cursos com desconto para pagar a mensalidade, são bolsas parciais”, explica Rondinelli.  Saiba mais sobre as três modalidades nesse pilar:

1. Top Espanha

As inscrições estão prestes a abrir: a partir de 14 de março alunos de graduação e professores de 32 universidades conveniadas ao Santander podem se candidatar usando o aplicativo do Santander Universitário.

O programa está na 8ª edição e vai dar 100 bolsas de estudo de três meses para cursos de língua e cultura espanhola na Universidade de Salamanca. A viagem está prevista para julho.

O prazo se encerra em 15 de maio e são as próprias universidades que fazem a seleção dos alunos. O Santander banca voos de ida e volta de Madrid, traslados até Salamanca, hospedagem, alimentação, o curso, material de apoio, certificado e até alguns passeios culturais.

Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção serão definidos pelas universidades participantes, que devem publicar um edital interno com todas as informações necessárias.

2. Iberoamericanas

Com as inscrições começando no dia 3 de abril, o programa vai oferecer 780 bolsas em universidades de 10 países: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Segundo a lógica de simplificação proposta pela gestão de Rondinelli no Santander Universidades, neste ano, vai ocorrer a fusão desse programa com o outro programa bolsas, o Luso brasileiras, que envolvia a USP e a UNESP. “ Os dois foram integrados para 2017”, diz.

As bolsas são de 3 mil euros para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação. O curso de até um semestre nas universidades é concedido por acordo entre as instituições de ensino de origem e de destino. A viagem será programada entre agosto de 2017 e agosto de 2018.

Podem participar alunos de 127 universidades conveniadas e o formulário de inscrição pode ser preenchido por meio do aplicativo até 11 de junho.

3. Fórmula Santander

“Esse é um programa global que dá oportunidade de estudar no mundo todo”, diz Rondinelli. São 100 bolsas de estudo para brasileiros em 1,18 mil universidades dos 21 países em que o Santander Universidades está presente

As inscrições vão abrir entre 5 de junho e 3 de setembro, também por meio do aplicativo. Neste ano, estudantes de graduação e pós de 53 universidades brasileiras podem participar e concorrer às bolsas de 5 mil euros para serem usadas por até um semestre

O dinheiro é para transporte, hospedagem e alimentação. O curso é também fruto de acordo entre as universidades de origem e destino. Os critérios de seleção também competem às instituições.

Bolsas- estágio em pequenas e médias empresas

“Esse programa nos enche de orgulho. Começamos no ano passado com 500 bolsas e a gente se apaixonou pelo projeto”, diz Rondinelli. Resultado: em 2017, serão 1,1 mil bolsas concedidas. O início das inscrições é 2 de março e vagas de estágio são anunciadas no site Santander Universidades e no aplicativo Santander Universitário App Santander Universitário

Nessa modalidade, o Santander banca uma bolsa-auxílio de 882 reais por 4 meses para estagiários contratados para jornada de 4 horas diárias em pequenas e médias empresas clientes do banco que demonstrarem interesse em receber o jovem.

Um dos diferenciais é que qualquer universitário de qualquer curso em qualquer instituição de ensino pode se inscrever. “Mais da metade dos jovens acabam sendo efetivados”, diz Rondinelli.

Bolsas de estudo para curso de empreendedorismo nos EUA

São 20 bolsas de estudo para curso de empreendedorismo na Babson College, escola de negócios estadunidense pioneira no ensino voltado para quem quer abrir o próprio negócio.

A seleção será feita por meio jogo ACADEMICXS GAME, já disponível no aplicativo Santander Universitário, mas para jogar é preciso ser correntista do banco.  “É uma provocação aos jovens que têm interesse em empreender para que venha ao nosso game interativo. Estamos aprimorando para que seja um ponto de aprendizado também”, diz Rondinelli.

Qualquer cliente Santander pode jogar, mas só aqueles que são universitários é que estarão aptos a disputar as bolsas para estudar na Babson.

No jogo, os participantes serão testados sobre conhecimentos gerais, de idioma, de empreendedorismo, entre outros, com novas atividades lançadas semanalmente.

Por Camila Pati
Fonte: Exame

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima