Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

[Enquete] Você é a favor da legalização do porte de armas de fogo para advogados?

bit.ly/arma-adv | O Deputado Federal Ronaldo Benedet é o responsável pelo projeto de lei 704/22015, que tramita o Congresso Nacional e estabelece a liberação do porte de armas para os advogados, desde que cumpridos os requisitos dispostos no Estatuto do Desarmamento.



Dada sua importância, propomos um debate fundamentado, justamente por ser um tópico que provoca os ânimos e pela falta de informação da população em geral.

Por isso convocamos vocês, da maior comunidade jurídica do mundo, a opinar sobre o assunto. Você é a favor ou contra a legalização do porte de armas para advogados?

Tem uma opinião? Então deixe seu comentário abaixo. Gostaria de ver mais opiniões? Recomende este documento para que ele chegue em mais pessoas. O Brasil agradece!

Fonte: Jus Brasil

32 comentários :

  1. sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e pscicologico!

    ResponderExcluir
  2. concordo com o comentário acima.

    ResponderExcluir
  3. Sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e pscicologico!

    ResponderExcluir
  4. Adriel Brendown16/8/17 19:34

    Como traz o Estatuto da OAB, não existe hierarquia entre advogados, juízes e promotores, com este fundamento que se inicia a primeira ilegalidade praticada na impossibilidade atual do advogado ter o porte de arma, em vista de que os equiparados a este podem gozar deste direito.
    Demonstra-se ainda que a constituição da ao cidadão brasileiro o direito a segurança, sendo que o Estado não é capaz de suprir com está Segurança sozinho de forma eficaz, visto isto e a possibilidade da legitima defesa trazida pela constituição, sendo está constitucional, o cidadão corre risco até de optar por este instituto de defesa, pois cada vez mais os bandidos de nosso país tem utilizado armamentos melhores, e os cidadãos nem controladamente tem direito a sua própria defesa, servindo-se como auxiliador do Estado.
    Com estas palavras finalizo a minha opinião primeiramente pela possibilidade do Advogado, devidamente qualificado, utilizar-se do porte de arma como instrumento de defesa, e ainda em um futuro abrir uma discussão para o porte de arma a todos os cidadãos brasileiros!!

    ResponderExcluir
  5. Não apenas para os advogados como para todos os cidadãos. Mas como advogado é uma profissão que alguns atuam na área criminal, é imprescindível o porte de arma.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Sou a favor da liberação!

      Excluir
  7. Não!porte de arma significa dar o direito de matar em nome da defesa pessoal mas principalmente essa liberação já é uma reinvindicação dos grandes empresários do setor a muitos anos,o capitalismo selvagem.

    ResponderExcluir
  8. Concordo. Até porque se os Promotores e Juizes podem, os advogados tb devem ter este direito. Não há Hierarquia entre estes profissionais. Ou Categoria.

    ResponderExcluir
  9. Não só para advogados como para qualquer cidadão. Tema não causa polêmica, basta ver referendo de 2005. O motivo do desarmamento em qualquer Estado na história mundial foi único: controle sobre a população.

    ResponderExcluir
  10. Sim.... e além deles a qualquer pessoa que cumpra os requisitos para obtenção do porte !!

    ResponderExcluir
  11. SEMPRE À FAVOR... Quanto mais direitos a classe amealhar, melhor. Direito é uma opção: pode-se exercê-lo ou não. Se não gostar de armas, que não as porte. Mas não tire o meu direito de portá-las!

    ResponderExcluir
  12. Sou a favor, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza. Isonomia entre Promotores, Juízes e advogados.

    Constituição Federal e Estatuto da OAB precisam ser levados a sério.

    ResponderExcluir
  14. Sou a favor!

    Existe isonomia formal entre juízes, promotores e advogados, todavia, a isonomia material é mitigada. Juízes e promotores foram colocados em um pedestal, onde são endeusados. Uma destas constatações é a previsão de porte de arma em seus estatutos e LEIS orgânicas bem generosas, corporativista e tendenciosa. Já o estatuto da OAB não tem toda a igualdade material que deve ter.

    Advogados por todo Brasil sofrem ameaças, além de sofrerem com a violência comum a todos os cidadãos.

    O advogado deve ter o porte de armas. Se algum causídico que gosta, então não atrapalha o direito dos outros.

    ResponderExcluir
  15. Sim, sou favorável à libertação do porte de armas aos advogados, considerando a não existência de hierarquia e subordinação, em atenção ao princípio da isonomia, tendo em vista que os riscos no desenvolvimento das atividades profissionais dos advogados, juízes e promotores são os mesmos, nada mais justo conceder a igualdade quanto ao porte de armas aos profissionais da advocacia.

    ResponderExcluir
  16. Alexandre20/8/17 07:23

    Sou extremamente favorável

    ResponderExcluir
  17. Elvis Franks21/8/17 09:00

    Sou contra. Brasileiro não tem cultura nem equilíbrio pra andar armado. Mesmo que se crie cursos e avaliação psicológica abriria uma porta para muitos comprarem armas e andarem na clandestinidade. Outro ponto seria que em caso de aperto financeiro a arma seria a primeira a ser vendida. As crianças em casa estariam em risco. Se aumentaria a violência doméstica e suicídios. Bêbados armados em bares e festas. Se o motivo for auto defesa a OAB deve pressionar o congresso por penas mais duras. Código penal de 1940? Eca? Sou contra armar o cidadao, advogado ou não.

    ResponderExcluir
  18. Com certeza FAVORÁVEL, nós advogados temos sofrido várias emeaças e em vários casos ataques, em decorrência da profissão que exercemos.

    ResponderExcluir
  19. Sou totalmente favorável. Os advogados são conhecedores das leis e das consequências dos atos criminosos. Além de ser facultativo, os requisitos apresentados no substitutivo do PL 704/15, são suficientes e mais rigorosos do que os requeridos pelos juízes e promotores. O advogado poder escolher andar armado é uma faculdade que atualmente se mostra necessária para a sua manutenção na sua profissão. Advogado em programa de proteção tem que encerrar a carreira!

    ResponderExcluir
  20. Totalmente favorável. Aliás todo cidadão de bem brasileiro deveria ter este direito que sempre tivemos até no regime militar

    ResponderExcluir
  21. Verdade. Durante o regime Militar era muito simples e fácil a obtenção de um porte de Arma de fogo. A principal exigência do delegado de Polícia era apresentar um atestado de idoneidade moral assinado, pasmem, por um advogado militante na comarca e agora os advogados lutam duramente para conseguir tal direito!!!

    ResponderExcluir
  22. Sim, não somente para advogados, mas para qualquer cidadão que cumpra com os requisitos e passe nos testes de tiro e psicológico!

    ResponderExcluir
  23. Wellinton18/9/17 11:58

    Apoiado! Para advogados e para população sem antecedentes criminais.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo seu comentário!